O videogame é um entretenimento perfeito para as crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Um bom videogame não fornece apenas a chance de jogar uma infinidade de jogos, mas também é um ótimo centro de diversão para toda a família. Atualmente, as principais marcas fabricantes de videogames do mundo possuem produtos excelentes à venda no mercado.

Por isso, esse é o momento ideal para se investir em um bom videogame e garantir seu entretenimento. Com o passar do tempo, cada modelo novo que ia sendo lançado foi se tornando cada vez mais sofisticado. Hoje em dia, alguns permitem conexão com a internet, além de serem fabricados especialmente para rodarem jogos de extrema qualidade. O jogo se tornou mais imersivo, flexível, interativo e realista do que nunca. Portanto, após ler esse Guia você será capaz de escolher o videogame perfeito para você e sua família.

O mais importante

  • Todo e qualquer videogame das principais marcas líderes de mercado são de alta qualidade. O que varia, geralmente, são as funções que tentam se adaptar aos diferentes tipos de usuários e as necessidades específicas de cada um.
  • As principais marcas de videogames apostam em uma maior flexibilidade e mobilidade, assim como na qualidade audiovisual.
  • Na hora de escolher e comprar um videogame para sua criança, considere sua idade e utilize a função de controle parental (possibilidade de escolher o que a criança pode jogar, por exemplo, um possível bloqueio de um jogo maior de 18 anos) disponibilizado pelas plataformas.

Ranking: Os melhores modelos de videogame do mercado

Nessa próxima seção foi preparada uma lista com os melhores videogames do mercado mundial. Foram postas as principais características de cada um dos consoles para lhe ajudar em sua decisão de compra. Além disso, também foi posta a possibilidade de incluir acessórios que podem ser extremamente úteis para sua criança.

1º – Videogame XBox One X

PROMOÇÃO

Na longa briga entre a Microsoft com seu modelo XBox e a Sony com seu PlayStation, quem ganha é o consumidor. Nesse caso a Microsoft também vibra com uma leve ponta de mercado ao produzir uma máquina capaz de rodar jogos e filmes em formato 4K.

Na função XBox live o usuário também pode jogar online com uma rede de multiplayer. Além disso, esse modelo é compatível com jogos mais antigos de consoles anteriores, como o XBox 360, e possui uma capacidade de armazenamento de 1 TB.

2º – Videogame Playstation 4 PRO

O PlayStation é o último lançamento da Sony para o mercado de alto padrão de videogame. A fabricante também explora a tecnologia 4k em alguns de seus jogos, assim como em vídeos e filmes. Além disso, oferece uma taxa de quadros de apoio HDR10, fornecendo uma imagem de altíssima resolução e ótima imersão para o usuário.

A Sony ainda garante 1 TB de armazenamento de fábrica (algumas versões são vendidas com mais) e 2 anos de garantia. Seu controle sem fio é bastante durável e garante mais conforto para o praticante jogar mesmo a uma certa distância do console.

3º – Videogame Nintendo Switch

A Nintendo já foi a fabricante de videogame mais famosa do mercado, porém, perdeu espaço nas últimas décadas. Tentando recuperar território, a Nintendo investe e se diferencia nos consoles portáteis e nos mais variados jogos (alguns temáticos e educativos), fornecendo uma diversão para crianças, adolescente e também adultos.

Esse console ainda roda jogos em alta resolução e possui uma bateria extremamente durável. Além disso, é muito ergonômico e fácil de ser usado no transporte público, avião e em diferente partes de sua casa.

4º – Videogame PlaySation 4 Slim

A Sony já se caracterizou a sempre criar um console maior e uma outra versão do mesmo em formato menor e mais fino, o Slim. Esse modelo é ideal para aqueles que não gostam da máquina grande e que até mesmo desejam levar o videogame junto para diversos lugares.

Apesar dessa mobilidade, o console mantém sua extrema qualidade de resolução e capacidade de jogar online através do sistema Plus, dentre outras coisas. O controle é o excelente DUALSHOCK 4, sem fio e a capacidade de armazenamento é também de 1 TB.

5º – Videogame XBox One S

Esse é um modelo de ótimo custo-benefício da marca XBox. Um dos consoles mais baratos do mercado, esse equipamento já vem com dois controles, roda discos Blu-Ray e arquivos em 4k, acessa a filmes no Netflix em qualidade UltraHD e muito mais.

O XBox One S também tem acesso a uma grande gama de jogos do XBox 360 via sistema de retrocompatibilidade, sendo, portanto, uma ótima escolha para aqueles que já acompanham a franquia e desejam saltar para uma máquina mais moderna e potente.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o videogame

Não importa se você nunca teve um videogame antes ou mesmo se você é um daqueles apaixonados por games: a compra de um novo videogame necessita de muita análise e tempo. Muitas perguntas surgem quando se trata da compra de um videogame para suas crianças. A seguir, será possível solucionar todas essas dúvidas mais comuns que muitos pais têm quando se trata dos videogames.

Imagem de família jogando video game.

A maioria dos consoles de videogames modernos possuem acesso à internet. (Fonte: Katarzyna Blalasiewicz: 62779566 / 123rf.com)

É possível supervisionar que tipo de jogo seu filho está jogando?

Todo e qualquer videogame mostrado no Ranking possui diferentes possibilidades de controle parental. Embora esse mecanismo não lhe permita saber exatamente as atitudes do seu pequeno ao jogar, lhe será possível autorizar ou não o tipo de jogo que ele pode usufruir.

As funções do controle parental do Nintendo Switch são maravilhosas. O limite de tempo disponível pode variar de acordo com o dia da semana. Assim, seu filho recebe notificações do console quando o tempo de parar de jogar vai se aproximado. Paralelamente, esse modelo de videogame é capaz de lhe mostrar um relatório mensal detalhando quais jogos são jogados por seu filho e quantas horas ele dedica para cada um.

foco

Você sabia que o famoso Pacman foi criado em uma noite que Tōru Iwatani e sua equipe estavam simplesmente comendo uma pizza?

A partir de que idade a criança pode começar a jogar videogame?

Existem diferentes opiniões a respeito da idade mínima para o uso de um videogame. O mais importante é priorizar as brincadeiras e jogos praticados ao ar livre, independente de qual etapa seu pequeno está dentro da infância ou adolescência. Além disso, o tempo de exposição a uma tela deve ser cada vez mais diminuído, principalmente para as crianças menores de cinco anos.

Na hora de escolher os jogos para sua criança, preste atenção na classificação indicativa de idade presente em cada um dos jogos. Entretanto, não fique dependente apenas dela e siga também seu critério e senso comum. Como posto anteriormente, o controle parental é uma ferramenta muito valiosa na hora de você escolher o tipo de jogo que seu pequeno usufrui.

Imagem de jogo.

Antes de você decidir por um videogame, é recomendado que veja as diferentes listas de jogos selecionados para cada um desses consoles.(Fonte: Valentyn Akhnovskyi: 96830459 / 123rf.com)

Quais são os benefícios oferecidos por um videogame?

Aqueles preconceitos que sempre motivaram as críticas ao mundo do videogame devem ser deixados no passado. Embora seja realmente importante priorizar as atividades ao ar livre, hoje em dia, o videogame também é capaz de fornecer incontáveis benefícios para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. A seguir, uma lista sintetiza as principais vantagens do videogame.

  • Coloca a prova a capacidade analítica e de resolução de problemas: Os jogos de videogame exigem que seus jogadores tomem decisões constantemente. Muitos jogos – em especial os que submergem seus usuários em narrativas muito prolongadas – necessitam de análises e planejamento. Além disso, ensinam os pequenos que se deve seguir regras.
  • Ensinam a focar em várias atividades ao mesmo tempo: Muitos jogos precisam que os jogadores se mantenham em estado de alerta e prestem muita atenção nos objetivos. Isso acontece especialmente em jogos de ação e aventura. As crianças devem resolver as tarefas sem perder de vista os níveis de energia (ou “vida”) ou possíveis obstáculos.
  • Contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais: Ao jogar contra outras crianças, seu filho ou filha aprenderá a verdadeira competição sadia. Os jogos colaborativos são capazes de ensiná-los a trabalhar em equipe. Ele poderá, até mesmo, criar amizades com outras crianças. Entretanto, é importante que você supervisione suas interações quando joga em online.

Vale a pena investir em um videogame de última geração?

A resposta dessa pergunta dependerá de suas necessidades. Um videogame doméstico dos mais modernos também possui capacidades técnicas maiores. O Xbox One X, por exemplo, lhe permite jogar e assistir filmes em resolução 4K. Caso você já possui uma televisão que rode 4K, vale a pena investir em um videogame mais sofisticado, pois, certamente sua experiência de jogo será mais imersiva.

Embora um console mais antigo possa ser mais barato, as marcas fabricantes eventualmente deixarão de produzir jogos compatíveis com essas máquinas e certamente seu filho continuará acessando as informações que novos jogos estão sendo lançados. Então, opte por um videogame relativamente novo para que sua possibilidade de seleção de jogos não seja tão limitada.

Imagem de pai e filhos jogando video game.

Na hora de escolher os jogos para seu filho ou filha, preste atenção na classificação indicativa de idade de cada. (Fonte: Denys Prokofyev: 10481075 / 123rf.com)

É possível acessar a internet através de um videogame?

A maioria dos modelos de videogames modernos possuem acesso à internet. Dos cinco consoles que foram incluídos na lista de Ranking, todos permitem que você jogue em rede. Depois de ser conectado, o videogame pode ser utilizado de uma forma similar a um tablet ou a um smartphone.

Essa conexão permite ter acesso a diferentes funções além das habituais, permitindo o jogo multijogador onde usuários de todo local do mundo jogam com ou contra você. Além disso, existem alguns serviços de assinatura online que dão acesso a conteúdos exclusivos. Porém, logicamente, é importante que sempre supervisione seus filhos quando eles estiverem navegando na internet com o acesso do videogame.

Critérios de Compra

As marcas líderes do mercado de videogame continuam se reinventando constantemente para oferecerem as melhores plataformas possíveis. Graças a elas, todos os consoles são de altíssima qualidade e cada um oferece algum tipo de diferenciação. Para você escolher o videogame perfeito é importante considerar os seguintes Critérios de Compra:

  • Idade da criança
  • Contexto do jogo
  • Seleção dos jogos
  • Usos adicionais
  • Demandas técnicas

Idade da criança

Todos os consoles de videogames podem ser utilizados por crianças, adolescentes e adultos, pois, a seleção de jogos disponibilizada pelo mercado geralmente é bastante diversa. Entretanto, as características de cada videogame e os tipos de jogos predominantemente desenvolvidos para cada um geralmente induz um certo tipo de idade para determinado console.

Grupo de idade Necessidades Consoles mais adequados
Crianças (6-10 anos de idade) Jogos simples e divertidos, que permitem períodos curtos de ação

Flexibilidade de uso e mobilidade

Controle parental estrito

Nintendo Switch e acessórios como o Nintendo Labo
Pré-adolescentes (9-12 anos de idade) Jogos mais elaborados, mas também apropriados para crianças

Consoles que permitem jogar em família

Xbox One S, PlayStation 4
Adolescentes e adultos Jogos mais complexos, com tramas bastante envolventes

Consoles com capacidades técnicas mais potentes, em especial para jogadores apaixonados

Xbox One X, PlayStation 4, Super NES Classic Mini

Contexto de jogo

Um fator elementar a ser considerado é quando e em que local jogará seu filho ou filha. Embora as principais fabricantes de videogame apostem na flexibilidade e mobilidade, ainda existe uma notória divisão entre consoles domésticos e os portáteis. Portanto, pense bem na rotina de sua criança e da família na hora de escolher o melhor videogame possível.

Se você deseja algo para entreter seu pequeno durante longas horas, os consoles portáteis são sua melhor opção. Você pode optar por um console híbrido como o Nintendo Switch, ou um modelo anterior, ainda estritamente portátil, como o Nintendo 3DS.

foco

Se você deseja algo para ser desfrutado por toda a família, considere um videogame doméstico como o PlayStation 4.

Seleção de jogos

Antes de se decidir por um videogame, é recomendado que você veja as diferentes opções de jogos disponíveis para cada um deles. Vale a pena ter uma ideia mais completa de que tipo de perfil de jogo ou um título propriamente dito, interessa mais a você e seu filho. Embora muitos jogos possuam versões para cada um desses consoles, a lista total de jogos disponíveis geralmente varia.

Os consoles domésticos de maior potência e capacidade audiovisual, como o PlayStation 4, geralmente possuem jogos mais intensos e de conteúdo mais maduro. Já o Nintendo Switch possui uma maior seleção de jogos para crianças jovens. Além disso, alguns jogos icônicos chegam a ser exclusivos para certos tipos de consoles.

Imagem de controle de video game.

Todo e qualquer videogame pode ser desfrutado por crianças, adolescente e adultos. (Fonte: Makcoud: 79303109 / 123rf.com)

Usos adicionais

Um videogame potente somado a uma boa seleção de jogos proporcionará a você e sua família horas de muita diversão. Entretanto, vale a pena considerar que muitos consoles oferecem muito mais formas de diversão. Então, pense em escolher um tipo de videogame que seja capaz de atuar como um centro de entretenimento para toda a família.

Tanto os consoles domésticos como os portáteis possuem diferentes aplicativos de entretenimento. Assim, você pode assistir sua série preferida da Netflix ou escutar música no Spotify através do PlayStation 4 ou do Xbox One X, por exemplo, como também proporcionar que seu filho assista seus vídeos favoritos no YouTube através do Nintendo Switch.

Imagem de jogo de futebol video game.

Tanto os consoles domésticos como os portáteis possuem diferentes aplicativos de entretenimento. (Fonte: Tero Vesalainen: 48931104 / 123rf.com)

Demandas técnicas

O tipo de console que se adequará melhor à sua família dependerá do que você está buscando em termos de qualidade técnica. Se você for exigente a respeito da qualidade audiovisual, vale a pena investir em um console potente, como o Xbox One X. Ele é especialmente útil caso você também já possua uma televisão que rode resolução 4K ou caso possua uma bela coleção de filmes em Blu-Ray.

Por outro lado, se você prioriza o conteúdo dos jogos ou se você ou seu filho são apenas jogadores casuais, é recomendado um videogame mais simples. As versões mais antigas dos consoles do PlayStation 4 são menos caras que o PlayStation 4 Pro, por exemplo e as principais diferenças entre elas são as potências e as resoluções suportadas.

Resumo

O videogame não é mais apenas para aqueles jogadores apaixonados por jogos virtuais. Um bom console oferece funções que poderão agradar a cada um dos integrantes da família, sem importar a idade. Hoje em dia, a maioria dos videogames são criados para servirem como verdadeiros centros de entretenimento para a casa.

Se você busca um console para seu filho, deve considerar sua faixa etária e o tipo adequado de jogos para ele. Esse critério não só o ajudará a tomar a melhor decisão, como também ajudará a proteger seu pequeno na hora da prática. É recomendado que você utilize o controle parental incluído na maioria dos consoles para que consiga determinar que tipo de conteúdo deve ser consumido por seu filho.

Se você gostou desse Guia sobre videogame, recomende esse artigo em suas redes sociais ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Spaxia: 68063976 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
22 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...