O mundo dos videogames não parou de evoluir desde que surgiu. Ao longo de sua história e à medida que foi ganhando popularidade, os sistemas se tornaram cada vez mais sofisticados. Ainda hoje o mercado de videogames segue em um ritmo frenético e não esgotou todas as suas possibilidades, visto que segue avançando de forma notável e ainda há muito por vir. E o PlayStation com certeza se destaca nesse universo.

O artigo que você vai ler a seguir faz uma análise desse console Sony, marca que revolucionou o mundo dos videogames por sua tecnologia e constante evolução. Ajudaremos você a entender todas as características dos videogames da marca para que você possa decidir qual satisfaz as suas necessidades.

O mais importante

  • PlayStation é uma marca bem estabelecida no mercado de videogames, por isso sua qualidade e confiabilidade estão mais que comprovadas.
  • A marca oferece atualmente diversas opções para agradar a todo tipo de público. Você pode escolher entre modelos fixos e modelos portáteis, por exemplo.
  • Você deve ser consciente do que busca para poder encontrar a melhor opção para você. O orçamento é importante, mas igualmente importante é escolher o videogame que melhor se adapta às suas exigências.

Ranking: Os melhores modelos de PlayStation do mercado

Se o que você busca é aproveitar um tempo de lazer, seja sozinho ou acompanhado, um videogame é uma boa opção de entretenimento. Hoje existem vários tipos e opções de PlayStation para que você possa ter momentos de muita diversão.

A seguir te apresentamos as possibilidades que a marca oferece e esclarecemos parte de suas características principais. Confira!

1º – PlayStation 4 com controle Dual Shock

Atualmente a estrela da marca é o PlayStation 4. É possível adquiri-lo com 500 GB ou 1 TB, mas de qualquer forma ambos são muito eficientes. Também existem diversos pacotes à venda que possuem alguns jogos ou outros produtos incluídos no preço para atrair a atenção do comprador. Nessa edição, há um controle Dual Shock e 3 jogos.

Com gráficos intensos e velocidade sem igual, personalização inteligente, recursos sociais integrados e inovadores recursos de segunda tela, o PS4 combina experiências de jogos imersivas, todos os seus aplicativos favoritos de entretenimento digital e recursos exclusivos do PlayStation.

2º – PlayStation 4 Pro

O PlayStation 4 Pro é a versão básica melhorada. Tem mais potência em sua unidade de processamento gráfico, assim como uma tecnologia superior. Tudo isso faz com que o console seja maior e mais pesado, mas essas desvantagens são esquecidas quando se experimenta toda a potência desse videogame.

Sua saída por cabo HDMI não só é compatível com HDR, como também com 4K, o que traz uma melhor resolução de imagem. A qualidade dos gráficos também é maior graças a uma melhora de texturas, cores e sombras. Uma técnica de adaptação refinada permite que os jogos que não suportam a tecnologia 4k também tenham uma melhor apresentação.

3º – PlayStation Classic

A Sony escutou seus fãs mais nostálgicos e colocou o PlayStation Classic no mercado. Trata-se de uma reprodução do primeiro videogame da marca, mas com tamanho reduzido e com 20 jogos já instalados. Essa nova versão tem a vantagem de respeitar o espírito do PlayStation de quando ele apareceu no mercado, mas com as atualizações necessárias.

Por isso uma saída HDMI foi incorporada, para que seja possível conectá-lo à televisão de forma simples. Apesar de ser 45% menor que sua primeira versão de 1994, os botões permanecem os mesmos, assim como o design dos controles. Além disso, vários dos 20 jogos disponíveis são símbolos da marca.

4º – PlayStation Portátil

Estamos diante de um videogame portátil da PlayStation. Essa versão conta com muitos fãs ao redor do mundo, sendo uma opção incrível para jogar ao ar livre ou na casa de amigos. É fino e leve, tem microfone embutido e Wi-Fi integrado, o que permite acesso à internet e a possibilidade de assistir filmes e ouvir músicas.

Ainda que não possua a potência dos consoles maiores, a versão portátil não deixa a desejar nem nos gráficos nem na jogabilidade, oferecendo uma ótima experiência de jogo com uma alta qualidade de som e imagem e possibilidade de jogar partidas multiplayer.

5º – PlayStation VR

No 5º lugar não estamos falando de um videogame em si, mas de um dispositivo que, conectado a qualquer PS4, proporciona uma jogabilidade assombrosa. Esse capacete de realidade virtual oferece uma experiência de imersão no mundo do jogo. O grande “porém” desse tipo de acessório é que sua tecnologia ainda é recente.

Ainda assim, o capacete de realidade virtual tem uma tela de OLED de 5,7” e uma visão de 360º. Tem também um microfone integrado e um sistema de som 3D para otimizar ainda mais a experiência de jogo. Já oferece uma experiência incrível, mas essa tecnologia ainda está engatinhando e tem um longo caminho a percorrer.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o PlayStation

Agora que você chegou até aqui, vamos aprofundar as informações para que você possa conhecer a marca e se familiarizar com o que as diferentes opções disponíveis podem te oferecer.

A primeira coisa que você deve saber é que todos os videogames trazem uma experiência extraordinária de jogo, algo que já é amplamente conhecido pelo mercado.

Pai e filho jogando playstation.

Com o PS4 você não só vai poder jogar jogos de videogame, como também usar aplicativos e ver filmes. (Fonte: Vadim Guzhva: 40996540 / 123rf.com)

Qual foi o primeiro PlayStation do mercado?

O primeiro PlayStation ficou conhecido como PS One após os lançamentos seguintes para poder se diferenciar das suas versões posteriores. Era um videogame de 32 bits que foi comercializado pela primeira vez no fim de 1994. Deixou de ser comercializado em 2006.

Foram vendidos mais de cem milhões de exemplares ao redor do mundo, o que foi um grande sucesso e abriu o caminho para o progresso e sucesso da marca. Durante seu período de comercialização foi capaz de oferecer um amplo catálogo de jogos, o que o ajudou a enfrentar todos os seus concorrentes.

O sucesso foi tão grande que a marca reeditou a primeira versão, vendendo-a atualmente sob o nome de PlayStation Classic já com 20 jogos instalados. O relançamento respeitou a disposição de botões, mas diminuiu suas dimensões e adicionou uma conexão HDMI.

Quais são as diferenças entre o PS4 e o PS4 Pro?

Ainda que muita gente conheça o videogame da marca PlayStation, nem todos sabem exatamente as diferenças existentes entre a versão básica e a versão Pro. Através de uma comparação simples te mostramos a seguir os aspectos mais importantes para que você possa entender as diferenças. Cabe a você a decisão final de decidir por uma versão ou por outra.

PS4 (versão 2016) PS4 Pro
Processador CPU: AMD Jaguar X86-64 de 8 núcleos

GPU: AMD de 1,84 TFLOPS Radeon

CPU: AMD Jaguar X86-64 de 8 núcleos

GPU: AMD de 4,20 TFLOPS Radeon

Dimensões 265 × 39 × 288 mm (aprox.) 295 × 55 × 327 mm (aprox.)
Peso 2,1 kg (aprox.) 3,3 kg (aprox.)
Entrada/Saída 2 portas USB (USB 3.1 Gen1)

1 porta AUX

3 portas USB (USB 3.1 Gen1)

1 porta AUX

Conectividade 1 porta Ethernet

Bluetooth® 4.0

1 porta Ethernet

Bluetooth® 4.0 (LE)

Consumo de energia 165 W máximo 310 W máximo
Saída AV HDMI compatível com HDR HDMI compatível com HDR e 4K

Quais são as vantagens e desvantagens de um PlayStation?

Como acontece com todo produto, existem vantagens e desvantagens que você deve ter em mente. Com o PlayStation não é diferente.

Por isso, montamos a seguir um esquema para que você possa visualizar facilmente vários aspectos positivos e negativos que te ajudarão a decidir entre as opções disponíveis da marca.

Vantagens
  • A diversão está garantida
  • Possibilidade de escolher entre a opção  fixa ou portátil
  • Conta com uma boa posição no mercado
  • Em constante desenvolvimento e evolução
  • Sempre lutando pela posição de vanguarda na área dos videogames
  • Diferentes preços em suas diferentes versões, além de oferecer pacotes interessantes
Desvantagens
  • Para algumas opções como para o PS VR, é necessário fazer um investimento maior
  • Ainda que o catálogo de jogos seja grande, ainda não está à altura do oferecido nas versões anteriores PS2 e PS3

Vale a pena comprar um PlayStation pensando no custo-benefício?

A qualidade dos videogames PlayStation é inquestionável. Seus preços variam de acordo com as opções disponíveis e os pacotes que são comercializados para atrair o público. A tecnologia que empregam, principalmente no que diz respeito ao PS4, é uma tecnologia de ponta.

Tanto a experiência de jogo quanto a jogabilidade são magníficas (ainda que dependa também do jogo em questão).

Os videogames PS4, por serem também leitores de Blu-ray, podem ser utilizados para ver filmes ou reproduzir discos de áudio. É possível também baixar aplicativos variados, como Spotify ou Netflix. Dispõem ainda de outras tecnologias como conectividade Bluetooth.

Tudo isso com uma qualidade variável dependendo se estamos falando da versão comum ou de outras como a Pro.

Kenichiro YoshidaAtual presidente e diretor executivo da Sony

“Nesse momento, o que se pode dizer é que é necessário ter uma nova geração de hardware.”

Devo comprar um PlayStation fixo ou portátil?

Como existem opções fixas e portáteis de PlayStation, há variáveis relacionadas a essa questão que você deve analisar antes de decidir qual comprar. Tudo depende de como você vai usar o videogame e do que você quer fazer com ele. É claro que existem muitas diferenças, muitas delas notórias, e por isso é útil tê-las em mente na hora de decidir por um dos dois sistemas.

Console fixo (PS4, PS4 Pro) Console portátil (PSP, PS Vita)
As duas variações do PS4 são mais potentes Permite jogar em diferentes lugares, tanto interiores quanto exteriores
Reprodução de filmes e CDs de áudio Apesar de ser mais limitada, não deixa a desejar na qualidade dos gráficos
A potência da conectividade é superior Para orçamentos mais limitados
O preço é superior ao das opções portáteis A tecnologia de uso à distância permite usá-lo como tela extra
Se você não pensa em sair de casa para jogar, é a melhor opção Mais caro que o PS4
A quantidade de acessórios é maior

E se eu já tenho um PS4?

Se você já é uma pessoa que faz uso de um PS4, deve saber que você ainda pode adquirir um PS Vita ou um PS VR para maximizar sua experiência de jogo. O primeiro pode ser conectado ao videogame principal para que seja uma tela extra, ou mesmo para aproveitar o console portátil para jogar em qualquer lugar.

O PS VR é um dispositivo em forma de capacete cuja função é a de oferecer uma experiência de realidade virtual. Apesar desse tipo de dispositivo ainda estar em fase de evolução e precisar de algumas melhorias, a experiência é ótima graças à incorporação de um microfone e de um sistema de som envolvente. O preço é sua maior desvantagem.

Critérios de compra

  • Orçamento
  • Lugares de uso
  • Catálogo de jogos
  • Outras funções
  • Acessórios

Orçamento

Ainda que isso possa parecer óbvio, o orçamento é o mais importante. Partindo dele, você saberá quais produtos poderá considerar no processo de escolha. Nesse caso, como estamos falando dos videogames PlayStation e como cada versão possui opções em uma faixa de preço diferente, quanto você tiver para gastar será uma questão importante que limitará suas opções.

Os videogames mais caros são os PS4 e PS4 Pro, com preços variáveis em função do que há nos pacotes que são oferecidos. A opção mais barata é o PlayStation Classic, uma reedição de tamanho reduzido com jogos pré-instalados e possibilidade de conexão HDMI. Também há a opção portátil, que vai permitir uma maior liberdade na hora de jogar em qualquer lugar.

Philippe QuéauAutor de O tempo virtual

“A realidade virtual vai permitir que nós entremos e naveguemos dentro da imagem. Antes a imagem servia para transformar o mundo, agora a imagem virtual é o mundo”.

Lugares de uso

Se sua ideia é manter o videogame em um mesmo lugar sempre dentro da sua casa, as melhores opções são as variações do PS4. Primeiro, por possuir uma potência maior e uma tecnologia mais avançada, segundo, pelo seu catálogo de jogos e, em terceiro lugar, porque vai te permitir utilizar o videogame para ver filmes e ouvir música.

Se você prefere a opção portátil, o PSP ou PS Vita são opções para você. São produtos de qualidade, com botões variados e diferentes sensores que você poderá usar dependendo do jogo que estiver jogando. O aspecto gráfico não é deixado de lado, e ainda contam com Wi-Fi.

Catálogo de jogos

No que diz respeito ao número de jogos e diversidades dos mesmos, o videogame que acaba se destacando negativamente é o PlayStation Classic. A razão é simples: seus 20 jogos já são pré-instalados e são limitados.

A escolha dos mesmos foi um pouco polêmica, mas o que pareceu nortear a Sony nessa escolha foi a fama e popularidade entre os jogos mais antigos.

O maior número de jogos está disponível para as variações do PS4 que, ainda que não tenham o grande número de jogos de versões anteriores como o PS2 ou o PS3, já possuem opções mais que suficientes para agradar aos diferentes gostos dos fãs de videogames.

A opção portátil também possui uma vasta gama de jogos, mas sua comercialização pode ser interrompida em breve.

Outras funções

O videogame mais completo de todos é o PS4 (e o Pro). Sua potência e tecnologia permitem que você possa se divertir muito com os jogos, sendo ainda um ótimo reprodutor de Blu-ray que permite ver filmes e ouvir CDs devido a sua compatibilidade com diferentes formatos de disco. Permite ainda baixar alguns dos aplicativos mais populares do mercado.

Imagem de homem jogando com óculos de realidade virtual.

A variedade de acessórios faz com que esse videogame seja divertido de várias maneiras diferentes. (Fonte: Kantver: 69949499 / 123rf.com)

Acessórios

Os videogames PS4 podem ainda ser conectados a acessórios como volantes para jogos de carros, fones de boa qualidade de áudio com microfone integrado, ao PlayStation Move com sensor de movimentos, a PlayStation Câmera, entre outros produtos.

Além disso, também está disponível no mercado o PS VR, o capacete de realidade virtual.

Também é possível integrá-lo ao PS Vita, versão portátil do PlayStation, para poder controlar o PS4 sem fio, obter uma tela extra ou também para jogar algum dos jogos no dispositivo de bolso. Para isso, o console portátil deve contar com uma versão firmware 3.00 ou superior.

Resumo

Como você pôde ver neste artigo, a marca PlayStation dispõe de vários modelos de videogame para satisfazer as necessidade e desejos de seus clientes. As opções mais conhecidas são o PS4 e o PS4 Pro, a versão portátil PS Vita ou sua versão anterior PSP, e a reedição do PS One chamada de PlayStation Classic que agrada aos mais nostálgicos.

Todos os sistemas possuem diferentes preços e alguns deles são comercializados em diferentes pacotes. Ainda que a gama de produtos seja pequena, parece suficiente visto que o sucesso da Sony PlayStation continua se confirmando ano após ano. Seus produtos são de ótima qualidade e isso permite que eles se mantenham no topo do mercado.

Esperamos ter ajudado você a fazer sua escolha. Se você gostou do artigo, não deixe de comentar ou compartilhar nas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Charnsit Ramyarupa : 35831540 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...