Uma das coisas mais divertidas para as crianças é poder brincar na água, e você não precisa ter uma casa com piscina para isso. Se você tiver um jardim, pátio, terraço ou algum outro espaço que possa molhar, de preferência ao ar livre, uma piscina inflável pode ser a alternativa que você estava precisando para que seus filhos possam se divertir e, quem sabe, até começar a aprender a nadar.

Mas é claro que os adultos também se divertem na piscina, seja durante os fins de semana, seja durante as férias. Com uma piscina inflável de tamanho médio, você vai poder desfrutar de bons momentos em família enquanto se refrescam juntos do calor, especialmente naqueles dias intensos do verão. Para que você conheça algumas das melhores alternativas do mercado, é só ler o artigo.

O mais importante

  • As piscinas infláveis são uma versão econômica de piscinas portáteis, feitas geralmente de plástico, que para serem usadas a única coisa necessária é inflar e enchê-las de água. Elas variam de tamanho, preço, material e formato. Algumas são pensadas exclusivamente para crianças, já outras, devido a maior quantidade de litros de água que cabe nelas, permitem que toda a família se divirta na água.
  • Furos são grandes inimigos desse tipo de piscina. Para evitá-los é importante escolher bem o lugar onde você vai colocar sua piscina inflável e, se possível, reforçar a base dela com algum tipo de proteção que se ponha entre ela e o chão, o que vai ajudar a evitar que ela seja danificada. Para resolver problemas com algum buraco os remendos e adesivos que costumam vir em kits para reparar essas piscinas são um ótimo instrumento.
  • Além de prestar atenção na qualidade e no preço, é aconselhável que você compre uma piscina inflável que seja fácil de montar e cujas dimensões, capacidade e forma se adaptem às suas necessidades. Se ela for grande o melhor é que você inclua uma bomba de ar e uma depuradora. Além disso, é importante seguir as recomendações de limpeza da piscina e da água dela, para evitar quaisquer problemas de saúde.

Ranking: Os melhores modelos de piscina inflável do mercado

A partir da grande variedade de modelos, tamanhos e formas de piscinas infláveis que existem disponíveis no mercado, selecionamos para você algumas das melhores opções, para que você possa decidir qual é a mais adequada ao seu caso em específico.

Com preços acessíveis, seus filhos poderão desfrutar dos dias de sol brincando na água, nadando em um ambiente seguro onde você pode acompanhá-los de perto.

1º – Piscina Inflável Bel Life de 3.700 L – Belfix

Garanta muita diversão para toda a sua família nos dias mais quentes com a Piscina Inflável Bel Life 370000 da Belfix. Ela possui capacidade para 3700 litros e foi desenvolvida com material resistente e de alta qualidade. Além disso, ela é super fácil e prática de inflar, desinflar e higienizar.

Esse modelo ainda conta com entrada para instalação de filtro e tem tamanho suficiente para colocar muitos amigos e familiares na água juntos. Com 270 x 70 cm, essa piscina não é recomendável para crianças pequenas sem a supervisão de um adulto.

2º – Piscina Inflável Splash Fun 2.400 Litros – Mor

A dica do verão é a Piscina Inflável Splash Fun 2400 litros da Mor, super fácil de montar para aproveitar os dias quentes e ensolarados. Sem estrutura externa, tudo que você precisa é inflá-la. Feita de lona reforçada com uma tela tramada entre as lâminas, o que dá maior resistência ao produto. Esse produto vem inclusive com um DVD para explicar direitinho para você sobre sua montagem!

Indicada tanto para adultos quanto para crianças, embora as últimas sempre devam estar sendo supervisonadas por um maior responsável. A Piscina Splash Fun vem com outros acessórios adicionais, como kit de reparo, válvulas de deságue e entrada e saída para filtro. Ela tem 240 x 63 cm.

3º – Piscina Playground Castelo da Fantasia 213L – Intex

A Piscina Playground Castelo da Fantasia de 213 litros da Intex é fácil de montar e tem um tobogã como parte dela, para os seus pequenos poderem ficar se divertindo sob o sol junto com você. Além disso, acompanha um dragão, uma lança e um escudo inflável para deixar a brincadeira toda ainda mais divertida.

Esse modelo tem dimensões de 36 x 11 x 46 cm, tornando-a uma opção ideal para as crianças pequenas que ainda estão aprendendo a se familiarizar com a água, já que lá seus filhos vão poder se divertir ao mesmo tempo em que se sentem seguros.

4º – Piscina Spa Bolhas 795L – Intex

Esta piscina inflável serve de banheira de hidromassagem, banheira/piscina aquecida, ofurô, jacuzzi ou spa portátil, aquilo que você decidir. A intensidade das bolhas pode ser regulada e ajustada por meio do painel de controle de leitura e manuseio muito fácil. Este mesmo painel permite modificar a temperatura , podendo aumentá-la até os 40ºC, e mantê-la, graças à sua base isolante e à cobertura protetora regulável à prova de crianças.

Feito em material de PVC laminado muito resistente, essa piscina tem dimensões de 196 x 71 cm, cabendo várias pessoas dentro dela ao mesmo tempo. Esse modelo vem ainda com uma bomba de filtro e um sistema anticalcário que melhora a dureza da água e protege os circuitos da piscina. Tem também um dosador químico flutuante Intex, para clorar a água sem complicações e mantê-la limpa. Precisa de energia elétrica para todas as funcionalidades.

5º – Piscina Spray Pinguim 60L – Jilong

A Piscina Spray Pinguim tem 60 litros e é o modelo ideal para crianças se refrescarem nos dias muito quentes. Com um formato de pinguim para encantar as crianças pequenas, essa piscina inflável conta também com entrada para jato de água, para garantir ainda mais diversão na hora de brincar nela! As dimensões do produto são 145 x 106 x 91 cm.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre uma piscina inflável

A piscina inflável reúne o necessário para a diversão tanto de adultos quanto de crianças. A facilidade com que é montada faz com que esse tipo de piscina seja um presente perfeito para agradar qualquer pessoa que goste de água, brincadeiras ou simplesmente de partilhar de bons momentos com os familiares e/ou amigos.

Menino na beira de piscina com bóia de braço e óculos de natação na cabeça.

As piscinas infláveis reúnem o necessário para garantir a diversão tanto de adultos quanto de crianças. (Fonte: Mark Bowden: 33604631 / 123rf.com)

O que exatamente é uma piscina inflável?

A piscina inflável é um tipo de piscina portátil, que geralmente não precisa de uma estrutura para se sustentar. Esse tipo de piscina é a melhor alternativa para quem não pode arcar com os custos de fabricação, instalação e manutenção de uma piscina comum.

Por não ter partes duras, a piscina inflável permite que as crianças mergulhem e brinquem sem que precisemos ter medo de que elas se machuquem.

Entre as piscinas de aço, de plástico e de madeira, as infláveis estão crescendo em popularidade já que, além de serem mais econômicas, não precisam de ferramentas sofisticadas para que sejam montadas. Elas servem para a diversão tanto de crianças quanto de adultos, fora poderem ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde através da hidroterapia.

Quais são as vantagens e as desvantagens de uma piscina inflável?

Existem piscinas fixas de diversos materiais, aço inoxidável, poliéster e até concreto armado. Mas o custo de fabricação delas faz com que, na maioria das vezes, as pessoas não possam se dar ao luxo de construir uma.

Esse é o momento em que a piscina portátil se mostra como alternativa, e a primeira das opções é justamente a inflável, com suas vantagens e desvantagens:

Piscina Vantagens Desvantagens
Fixa Duram muitos anos

São fabricadas com materiais muito resistentes

Não costuma ser frequente que precisem de consertos

Podem ser tão grandes ou pequenas quanto você quiser

Alto custo de investimento e manutenção

Sua construção pode levar de algumas semanas até meses

São mais perigosas

É comum dar encontrões nas bordas duras

Inflável Custos muito baixos

Poucas horas de montagem

São mais seguras

Não tem como bater nas bordas

Podem ser levadas a qualquer lugar, onde então é só montá-las

Costumam durar alguns meses ou poucos anos

O material do qual são feitas é menos resistente

Costumam precisar de consertos com remendos ou adesivos de tempos em tempos, devido a rasgos ou furos

Vimos que, dependendo das suas necessidades e preferências, o uso que pretende dar e o tempo do qual se dispõe, pode ser mais ou menos vantajoso adquirir uma piscina inflável. Mas, de maneira geral, são seus aspectos positivos que ressaem quando levamos em conta a relação de qualidade, utilidade e preço.

Quais tipos de piscina inflável existem?

Podemos diferenciar uma piscina inflável e outra pelo material do qual são feitas (plástico, liner, polímeros) e por suas formas (redondas, ovaladas, hexagonais e outros formatos, que podem ser tanto regulares quanto irregulares).

Também pelo seu design, medidas e capacidade: para bebês (20-70 litros), crianças (70-1700 litros) e adultos (1700 litros ou mais). Mas vale lembrar que é muito comum que uma piscina inflável possa ser compartilhada tanto por crianças quanto adultos.

Dependendo dos diferentes usos que podem ter, existem piscinas infláveis para nadar com o bebê, ou que tenham tobogãs, esguichos, guarda-sol, bolas e outros brinquedos flutuáveis, etc.

Também existem aquelas do tipo rede ou jacuzzi, com cadeiras, encostos ou porta copos. E aquelas que pura e simplesmente podem ser enchidas de água e logo ficarão cheias com crianças e adultos a nadar e brincar na água.

Irmgard Maria BurtscherAutora do livro Pequenos-grandes cientistas

“As crianças se sentem fascinadas pela água. Riachos, lagos, tanques, piscinas infláveis, fontes e chafarizes exercem uma fascinação mágica sobre elas. A atração pela água pode ser usada para explicar a elas, de uma maneira imediata e divertida, muitos conceitos fundamentais da física, química, ótica e até matemática.”

Quais passos devo seguir na hora de montar a minha piscina inflável?

Devido aos seus materiais e design (regulares: circular, quadrado, hexagonal; irregulares: ovalado, retangular), uma piscina inflável costuma ser montada de um jeito muito mais simples e rápido que outros tipos de piscina.

No entanto, além de ler as instruções do manual, você deve seguir alguns passos para dar o melhor uso à sua piscina e conseguir fazer com que ela dure muitos anos:

  • Escolha um local plano e sem declive. Assim, além de evitar que a base da sua piscina inflável vá se deteriorando, você pode aproveitar ao máximo do seu tamanho e manter a mesma profundidade da água em todos os seus pontos. Alguns especialistas inclusive recomendam que se use um nível, o instrumento, para garantir que o lugar seja realmente plano.
  • Retire qualquer objeto do chão. Por menor que possa ser, aquilo que menos esperamos ainda pode acabar desgastando ou rompendo o material da base da piscina. É por isso que é necessário que você tire da área qualquer coisa que possa cortar ou perfurar ela. E veja, se a única superfície para colocar a piscina for áspera, é bom colocar algum tipo de tapete entre ela e o piso.
  • Colocar um tapete de proteção ou lona. É aconselhável usar esse tipo de proteção em qualquer piso, e se ele for rugoso ou com imperfeições, essa recomendação se torna uma precaução imprescindível. É importante que você se certifique de que o tamanho da lona ou do tapete seja maior do que a área de contato com o chão da piscina inflável, assim você vai garantir que toda a base dela estará protegida.
  • Inflar a piscina. Uma vez que a área onde a piscina vai ser montada esteja preparada, é hora de enchê-la, de preferência usando uma bomba elétrica ou manual. É importante ler o manual de instruções detalhadamente e seguir as recomendações do fabricante com cuidado, especialmente em relação à pressão ideal do ar para a piscina e às precauções que se deve tomar.
  • Encher a piscina de água. Usar uma mangueira é a melhor opção na hora de encher uma piscina. Garanta que a água está em boas condições de salubridade (que ela não esteja turva e que tenha uma concentração adequada de cloro), e o ideal é que você fique lá do lado para ficar de olho enquanto a piscina enche e poder evitar qualquer problema, como, por exemplo, que a água transborde.

Como manter a água da minha piscina limpa?

Depois de montada, e especialmente se você pretende usar a piscina por vários dias, é preciso se assegurar de que a água fique limpa. Para isso é importante cuidar da sua piscina. É recomendável usar algo de tamanho adequado, como uma lona, para cobrir a piscina quando ela não estiver sendo usada, e, antes de entrar nela novamente, tomar uma ducha de corpo inteiro, limpando especialmente os pés.

Também é importante, especialmente no caso de piscinas grandes, usar redes para limpar a água, além de um filtro ou depurador e pastilhas de cloro. E, mesmo com tudo isso, o ideal é trocar a água de tempos em tempos, ainda mais no caso de piscinas infantis, já que elas ficam sujas mais facilmente e podem ficar sujeitas à aparição de bactérias e outros germes.

Como consertar uma piscina inflável?

Mesmo que você tome todo o cuidado com a sua piscina inflável, ainda é possível que em algum momento um acidente aconteça e ela fique com algum furo ou rasgo. Por isso é recomendável ter remendos especial para piscinas infláveis e adesivo para remendos. Tudo isso costuma vir em kits de reparo de piscinas infláveis.

Uma vez localizado o buraco, você pega dois remendos e coloca o adesivo neles. Se a piscina estiver vazia não vai importar a ordem em que você os coloca, mas se ela estiver cheia de água você vai precisar colocar primeiro o remendo que vai dentro da piscina (o adesivo é resistente à água) e depois o remendo que vai do lado de fora. Faça pressão para que ambos fiquem firmes e, pronto, problema resolvido!

Imagem de bebê sorrindo dentro de piscina.

Uma piscina para bebês geralmente pode ser inflada através do uso dos próprios pulmões. (Fonte: Yanlev: 10229023 / 123rf.com)

É recomendável usar uma bomba de ar para inflar a piscina?

Se estamos falando de uma piscina para bebês, provavelmente você será capaz de inflá-la usando apenas seus próprios pulmões. Agora, se a piscina for para crianças ou maior, vai acabar sendo imprescindível o uso de uma bomba de ar.

Existem bombas manuais e elétricas, com diferentes preços e potências. Na tabela a seguir você poderá ver suas vantagens e desvantagens:

Tipo de bomba Vantagens Desvantagens Usos
Elétrica: Fica conectada na tomada e encaixada na entrada de ar da piscina Não requer esforço físico

É mais rápida

Custa mais caro

Gasta energia

Piscina de tamanho médio ou grande
Manual: Se segura com os pés enquanto as mãos sobem e baixam a alavanca Mais barata

Não gasta energia

Requer esforço físico

O trabalho é mais lento

Piscinas pequenas e médias

Critérios de Compra

Quando chega o momento de tomar uma decisão sobre qual piscina inflável comprar, pode ser de grande ajudar ter uma lista com critérios de compra. Aqui fizemos esse trabalho por você e, a seguir, apresentamos alguns dos principais aspectos a se ter em mente na hora de escolher uma piscina inflável que se adapte às suas necessidades e gosto.

  • Custo-benefício
  • Capacidade e idades de uso
  • Material, dimensões e formato
  • Acessórios extras
  • Tempo de montagem

Custo-benefício

Não podemos negar que, dependendo de nossas intenções, pode ser que optemos por esta ou aquela piscina. No entanto, existem marcas, materiais, formatos e tamanhos para todos os bolsos. Você pode encontrar boas ofertas se tirar um tempo para procurar e se informar antecipadamente sobre os aspectos mais importantes de uma piscina inflável.

Por isso, é importante que você saiba que uma piscina extremamente econômica pode acabar não sendo feita com o melhor dos materiais, mas também se você só a quiser para usar durante alguns poucos dias ou semanas, talvez a compra ainda valha a pena.

Mas ainda assim, antes de colocar a mão na carteira, saiba para que você quer a piscina e o quanto ela custa, para poder avaliar se a compra vai compensar ou não.

Imagem de menina em bóia dentro de piscina.

As boias são importantes para as crianças pequenas, já que fazem com que elas se sintam mais seguras na água. (Fonte: Patryk Kośmider: 84496022 / 123rf.com)

Capacidade e idades de uso

Preste muita atenção nas especificações de tamanho e capacidade do produto antes de comprá-lo, já que você pode acabar tendo uma surpresa desagradável se não prestar atenção e depois chegar na sua casa uma piscina menor do que você esperava.

De maneira geral, o tamanho vai estar descrito em centímetros, falando primeiro da largura, depois da profundidade longitudinal e por último da altura.

Em relação à capacidade não tem como ter muita dúvida, já que ela é expressa em litros. Além de verificar as dimensões e a profundidade da piscina inflável, informe-se também sobre a idade de uso para a qual esse item é recomendado, a partir daí você pode tirar suas próprias conclusões sobre se essa é a piscina que você está procurando ou não.

Desse jeito você vai ter certeza de que você, seus filhos, vizinho e/ou amigos podem aproveitar ao máximo na hora de usar a piscina inflável.

Material, dimensões e formato

As piscinas infláveis costumam ser feitas de PVC e outros plásticos e seus derivados, como o vinil ou polímeros, dentre outros materiais possíveis. É cada vez mais comum o uso do liner, um composto de PVC reforçado (policloreto de vinila plastificado) caracterizado por sua flexibilidade, resistência e insulação.

Por outro lado, o formato da piscina pode facilitar certos usos. Uma piscina retangular permite que vários adultos fiquem dentro dela ao mesmo tempo, já uma redonda pode ser muito agradável para que os adultos fiquem sentados e conversando, enquanto as crianças brincam no meio dela.

Agora, uma piscina com formato irregular, brinquedos e tobogã pode ser uma solução incrível para que os seus filhos desfrutem de grandes momentos nela.

foco

Sabia que a piscina mais funda do mundo fica em Montegrotto Terme, na Itália? Ela tem 42 metros de profundidade e foi inaugurada em 2014.

Acessórios extras

Dependendo da marca e do modelo que você escolher, a piscina pode vir ou não com uma válvula de drenagem. Além desse, ela também pode trazer outros acessórios extras.

Uma piscina para bebês pode vir com uma cadeira desmontável; quando se trata de piscinas para crianças que já andam, pode ser interessante escolher um modelo com um tobogã ou esguicho.

Se o que você deseja é uma piscina para adultos, você pode optar por um modelo com poltrona e porta copos.

Outros acessórios que podem vir com a piscina são: depurador, filtro ou bomba. Certifique-se de qual é a capacidade destes equipamentos e que eles sejam o suficiente para as dimensões da sua piscina. Caso contrário, o melhor é que você compre uma piscina sem esses acessórios extra e, depois, compre eles separadamente e com as especificações de que você precisa.

Tempo de montagem

É recomendável que você verifique quanto tempo leva para montar a sua piscina. Assim você vai poder evitar qualquer tipo de dor de cabeça ou decepção.

Quando já tiver a piscina com você, leia o manual de instruções antes de começar a montá-la, assim você vai poder planejar a montagem e já vai poder separar as ferramentas necessárias para isso.

Resumo

A piscina inflável é a vertente mais conhecida das piscinas portáteis. Ela é o tipo preferido das crianças de qualquer casa e cada vez ganham mais adeptos entre o público adulto, tanto pela sua fabricação com materiais resistente, como o vinil ou o PVC, como por sua apresentação e design cada vez maiores e mais multifuncionais.

É importante tomar diversas precauções com a nossa piscina, como, por exemplo, usar um tapete protetor sobre a área onde ela vai ser montada, usar uma lona para cobri-la e evitar colocar nela objetos que sejam pontiagudos. Ainda assim, pode ser que ela acabe sofrendo de algum furo ou rasgo. Para resolver esse problema é bom você estar preparado e ter um kit com remendos e adesivo para poder consertar o problema assim que ele surgir, evitando qualquer dano maior.

Se você gostou do nosso artigo sobre piscinas infláveis, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Você também pode deixar um comentário com o que você pensa a respeito desse tipo de piscina.

(Fonte da imagem destacada: Famveldman: 60168901 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
50 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...