A mochila infantil é um item que, cedo ou tarde, todo pai ou mãe precisa pensar a respeito. Parece que ainda ontem seu pequeno era um bebê e, agora, aí está você cuidando de todos os detalhes para que seu primeiro dia na escola seja perfeito. Escolher a mochila infantil certa não é uma questão tão simples quanto parece. A saúde da coluna de seu filho está em jogo e, por isso, essa é uma decisão a ser tomada com cautela.

No mercado, estão disponíveis mochilas com diferentes designs, materiais e tamanhos. O gosto da criança, sem dúvida, deve ser levado em consideração, contanto que o modelo escolhido não comprometa seu bem-estar. Neste Guia de Compras, você encontrará dicas e aspectos a considerar ao escolher a mochila infantil mais apropriada para seu pequeno.

O mais importante

  • Para evitar lesões – uma vez que estamos falando de crianças pequenas – é importante apostar nas mochilas infantis adequadas à altura e idade de seu filho.
  • O ideal é que as mochilas possuam um compartimento principal e outros menores, facilitando a organização dos pertences da criança. Quanto mais compartimentos, melhor.
  • Opte por modelos fáceis de limpar e que sejam produzidos com materiais à prova d’água. Assim você não terá que se preocupar caso a mochila fique suja com frequência, o que é de se esperar, já que as crianças costumam se aventurar bastante na escola.

Ranking: Os melhores modelos de mochila infantil do mercado

Sabemos que escolher a melhor mochila para crianças não é uma tarefa fácil, pois há muitas opções. Por isso, preparamos uma lista com algumas das melhores mochilas infantis do mercado. Ao fazer a escolha final, preste atenção em suas características e acabamentos para identificar o que melhor atende às necessidades do dia a dia da criança.

1º –  Skip Hop Zoo Pack

Quer seu filho esteja indo à escola ou apenas a um passeio no parque, esta mochila com tema de bichinhos da Skip Hop é a pedida certa. Além de seu design arrojado e divertido, ela é bastante espaçosa e conta com um bolso lateral com elástico – perfeito para garrafinha de água ou suco –  e um bolso frontal – perfeito para um sanduíche.

O tema de raposa não é o único disponível: há mochilas com design de macaco, dinossauro, girafa, leopardo e até mesmo de unicórnio. Suas dimensões (30,5 cm de altura, 12,7 cm de profundidade e 27,9 cm de largura) são adequadas para crianças na pré-escolar. Para completar, a mochila é fabricada a partir de materiais de alta resistência e possui alças acolchoadas e ajustáveis. É livre de BPA e ftalatos.

2º – Mochila Escolar Stephen Joseph

Com um design de coruja adorável e um amplo espaço interno com divisórias, esta mochila escolar da marca Stephen Joseph é perfeita para crianças de 5 a 8 anos. Do lado externo, possui dois bolsos laterais com redinha, com um zíper para evitar que o que estiver dentro caia, como uma garrafa de água, caixinha de suco ou objetos pequenos.

Sua costas e alças são acolchoadas, garantindo o bem-estar da criança. Dentro dela, há uma etiqueta de identificação, onde é possível escrever o nome do pequeno e informações de contato. Confeccionada em poliéster, ela é fácil de lavar e se destaca por suas cores fortes.

3º –  Mochila Infantil Neoprene Foguete, Nûby, Cinza

Em um formato engenhoso de foguete, essa mochila da marca Nûby é tão bonita quanto prática. Ela possui alças estofadas e ajustáveis e é produzida em Neoprene, um material impermeável que pode ser lavado na máquina de lavar com água morna, na opção de lavagem “delicada”.

Suas dimensões (34 cm de altura, 29 cm de largura e 6 cm de profundidade) a tornam ideal para crianças a partir dos 4 anos. Possui uma divisória interna e, do lado externo, dois bolsos laterais com redinha, ideais para o armazenamento de um squeeze.

4º – Kit Mochila Homem Aranha Com Lancheira e Estojo

Muito mais do que uma mochila, esse kit Homem-Aranha tem tudo o que seu pequeno precisa para um dia perfeito na escola. Com um ótimo custo benefício, o kit inclui uma mochila de rodinhas grande, com design do herói da Marvel, lancheira, estojo, potinho e squeeze.

Por sua altura de 40 cm, a mochila é indicada para crianças maiores, a partir dos 5 anos. Seus acessórios extras também seguem o tema do Homem-Aranha e não poderiam ser mais charmosos. É produzida em poliéster e dispõe de bolsos laterais de redinha e bolso frontal com zíper.

5º – Kit Mochila Infantil Miraculous Lady Bug Tam G Rodinhas

Esse kit infantil Miraculous Lady Bug é realmente espetacular. Além de contar com uma mochila de rodinhas com alças para os ombros (caso seu pequeno queira variar a forma de transportá-la em alguns dias da semana), o kit conta com uma lancheira, potinho e squeeze da super-heroína Marinette, da série de animação “Miraculous: As Aventuras de Ladybug”.

Com altura de 40 cm, sua mochila de rodinhas é indicada para crianças a partir dos 5 anos e possui um compartimento principal – ideal para cadernos e livros -, dois bolsos frontais com um layout criativo e dois bolsos laterais bastante práticos. Sua lancheira possui interior de manta térmica e seu exterior é confeccionado em lona e poliéster como a mochila.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a mochila infantil

As mochilas infantis serão companheiras fiéis de seu pequeno: se não em seu dia a dia, pelo menos com alguma frequência. Por essa razão, sua escolha deve ser feita com ponderação. Nos primeiros anos de vida de seu filho, elas serão fundamentais para guardar alimentos, brinquedos e outros objetos. Em seguida, falaremos sobre uma série de aspectos que você precisa saber.

Crianças caminhando com mochila nas costas.

Como no caso de qualquer outro produto infantil, é muito importante certificar-se de que a mochila está em conformidade com as regras do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). (Fonte: dolgachov: 65046490 / 123rf.com)

Quais tipos de mochila infantil existem?

Existem diferentes tipos de mochila infantil no que diz respeito à maneira de transportá-las. Entre as mais comuns estão as mochilas tradicionais, ou seja, aquelas que são carregadas nas costas e, para isso, elas possuem duas alças que se encaixam nos ombros. O ideal é que essas alças sejam acolchoadas.

Dentro da categoria de mochilas infantis, encontramos as mochilas com rodinhas. Elas são exatamente iguais aos modelos anteriores, mas com a diferença de que são móveis. A vantagem dessas mochilas é que o peso não sobrecarrega os ombros. É importante lembrar que essa não é uma boa opção caso a criança tenha que percorrer muitas escadas na escola ou no caminho até ela.

Outra opção são as mochilas de ombro único, também conhecidas como mochilas transversais. Essas costumam ser as favoritas dos adolescentes, embora os pequenos também gostem delas. Elas são recomendadas apenas se o usuário não carregar muito peso.

Como saber o tamanho ideal da mochila que a criança precisa?

O tamanho de uma mochila, assim como sua capacidade, nos diz muito sobre quem as utiliza. Para crianças na pré-escola, é aconselhável que a mochila não tenha uma altura maior que 35 cm. No caso de uma criança maior, isso poderia resultar em menos conforto e funcionalidade para a criança.

Assim, para crianças entre 2 e 3 anos, a medida ideal é uma mochila de 25 cm de altura, enquanto que para aquelas entre 3 e 4, 28 cm é o ideal. Quanto às crianças entre 4 e 5 anos, as dimensões poderiam ser aumentadas para 33 cm. Crianças com mais de 5 anos e até cerca de 8 anos podem carregar uma mochila de até 38 cm.

Idade da criança Dimensões da mochila
De 2 a 3 anos 25 cm
De 3 a 4 anos 28 cm
De 4 a 5 anos 33 cm
De 5 a 8 anos 38 cm

Existe algum regulamento sobre a mochila infantil?

Como no caso de qualquer outro produto para crianças, é muito importante se certificar de que a mochila está em conformidade com a legislação específica sobre crianças.

No caso do Brasil, é necessário verificar se a mochila exibe o selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que busca minimizar acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança das crianças que utilizam artigos escolares, entre eles, a mochila infantil.

Luiz Eduardo Carelli, ortopedista especialista em coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), recomenda que os pais prefiram “modelos com alças acolchoadas e com largura que não exceda o tamanho da criança”. Ele também afirma que crianças menores devem evitar carregar peso e, por isso, é preferível que elas levem seu material didático em mochilas de rodinha.

Mãe arrumando filhos.

É necessário levar em conta o tamanho da mochila, o peso máximo a ser carregado e os materiais de fabricação. (Fonte: Mark Bowden: 31066685 / 123rf.com)

A partir de que idade a mochila infantil é útil?

Mochilas infantis tornam-se cruciais assim que a criança ingressa na Educação Infantil, etapa que precede o Ensino Fundamental, e recebe crianças entre 4 e 6 anos de idade. Trata-se de uma etapa na qual as crianças iniciam suas rotinas escolares e, portanto, precisam de mochilas para guardar seus pertences pessoais.

Nestes primeiros anos, a mochila infantil é útil para que criança possa guardar itens como um brinquedo, seu lanche, uma garrafa de água, lápis de cor ou uma muda de roupas. Em geral, a criança não precisará carregar nada que seja muito pesado, no entanto, é importante ter certeza que a mochila é confortável e fácil de manusear.

Qual o peso máximo que uma criança pode carregar em sua mochila?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os pais. A resposta é simples: o peso máximo a ser transportado depende do peso corporal do menino ou da menina. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a mochila a ser transportada pela criança não deve ultrapassar mais de 10% de seu peso corporal. É um detalhe a levar em conta, especialmente durante a etapa escolar.

Então, se a criança pesa 20 kg, recomenda-se que sua mochila não exceda 2 kg. No caso de pesar 30 kg, não deve carregar mais de 3 kg. Prestar atenção à essa regra contribui para que problemas nas costas sejam evitados. É importante também que a mochila esteja posicionada corretamente para que seu peso seja distribuído uniformemente.

Como devem ser as alças e a parte de trás de uma mochila infantil?

De acordo com recomendações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), é preferível que as mochilas tenham duas tiras, alças firmes, acolchoadas e reguláveis com largura mínima de 4 cm. O ideal é que a parte de trás da mochila também seja acolchoada junto às costas da criança.

A parte inferior da mochila deve ficar até 5 cm abaixo da linha da cintura da criança, segundo as recomendações. A chave é organizar corretamente o peso da mochila, de modo que os itens mais pesados estejam junto às costas. Naturalmente, o material deve ser distribuído corretamente. A SBOT alerta que mochilas pesadas podem causar dores no pescoço, nas costas, joelhos e quadril, além de lesões ao longo do tempo.

Crianças com mochila simulando voo.

A vantagem da mochila de rodinhas é que o peso não sobrecarrega os ombros da criança. (Fonte: Jozef Polc: 35429596 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Para escolher a melhor mochila infantil, alguns critérios de compra devem ser considerados. Você deve avaliar aspectos como o design, tamanho ou complementos de cada um dos itens para identificar o mais adequado. Abaixo, você encontrará uma lista dos critérios mais importantes.

  • Design
  • Tamanho
  • Compartimentos
  • Material de fabricação
  • De costas ou de rodinhas
  • Características adicionais

Design

O design, claro, é um dos principais critérios de compra. Dependendo da idade da criança, alguns modelos farão mais sentido do que outros. Uma boa ideia é apostar em uma mochila infantil cujo tema seja o desenho animado favorito de seu pequeno. Por exemplo, Mickey Mouse, Ben 10, Minions ou Peppa Pig.

Os super-heróis também são muito populares entre as crianças. Homem-Aranha, Super-Homem, Batman ou Capitão América são alguns deles, embora existam muito mais. Você também pode considerar mochilas com escudos de times de futebol. Para os mais pequenos, designs de animaizinhos ou de desenhos da Disney são alguns dos mais procurados.

Tamanho

O tamanho é um dos fatores mais importantes na escolha do modelo ideal. Primeiro, a idade e a altura da criança devem ser levadas em conta. A ideia de escolher uma mochila que dure por muitos anos, neste caso, não é boa. Lembre-se que para crianças em idade pré-escolar, a mochila não deve ter um comprimento superior a 35 cm.

Outro aspecto a ter em mente é que a mochila não deve exceder a cintura da criança. Aderindo às instruções do fabricante, você não terá que se preocupar com esse detalhe. Especificamente, uma mochila infantil ideal deve estar a cerca de 5 cm acima da cintura da criança. Se este não for o caso, significa que o modelo é muito grande.

Raimundo de Araújo FilhoOrtopedista e presidente da SBOT em Alagoas

“Se o peso da mochila não for bem distribuído entre os dois ombros, ele pode provocar postura incorreta e, também, problemas na coluna vertebral da criança e repercutir na vida adulta.”

Compartimentos

A distribuição do conteúdo não pode ser realizada sem uma mochila equipada com compartimentos apropriados. Às vezes, não é suficiente ter um interior espaçoso e, sim, que seja possível organizar adequadamente os diferentes itens da criança. E claro, certifique-se de que o compartimento principal seja amplo.

No entanto, é conveniente que a mochila incorpore outros bolsos para facilitar a identificação de todo o conteúdo. Por exemplo, um compartimento lateral será útil para localizar a garrafa de água ou suco. Também é desejável incluir um bolso menor para o sanduíche, estojo ou lápis de cor.

Material de fabricação

O material com o qual a mochila é feita é um fator que não deve ser subestimado. A vida útil desse produto dependerá de sua qualidade. Idealmente, deve ser um material resistente e, se possível, à prova d’água. Em um dia chuvoso, você agradecerá por ter optado por esse material. Assim, a mochila não se estragará, nem que a criança caia em uma poça d’água.

Alguns dos materiais mais comuns para mochilas infantis são poliéster e poliamida. Também é desejável que os materiais de fabricação sejam hipoalergênicos. As mochilas estarão em contato permanente com a pele da criança, por isso é essencial que elas não causem alergia ou coceira.

De costas ou de rodinhas

Quando as crianças estão em idade escolar, uma opção interessante pode ser apostar em uma mochila com rodinhas. Isso permitirá que suas costas sofram o mínimo de dano possível com o peso. Existem modelos versáteis que contam com um carrinho removível, o que é uma ótima ideia para adaptar a mochila infantil dependendo da situação.

No entanto, caso a criança percorra terrenos irregulares ou muitas escadas, essa opção não é recomendada. A razão é que, com as rodinhas, o peso será muito superior ao de uma mochila convencional. Esses modelos também não são aconselháveis se o caminho a percorrer, por exemplo, da escola para a casa, seja muito longo.

Características adicionais

Finalmente, você pode avaliar a inclusão de certos complementos que tornam a mochila mais atraente e prática. Por exemplo, você pode escolher uma mochila que incorpore divisores para que a criança possa inserir cada uma de suas canetas e lápis de cor. Certifique-se também que as alças sejam ajustáveis.

Da mesma forma, existem modelos que são acompanhados por estojos de mesmo design, que podem ser apreciados pelas crianças. Muito útil é que elas incluam um bolso lateral com redinha onde se possa colocar uma garrafa de água, evitando que criança tenha que procurá-la dentro da mochila. Existem ainda modelos com detalhes fluorescentes que brilham no escuro, que fascinam bastante os pequenos.

Resumo

As mochilas infantis devem ser consistentes com cada uma das etapas de crescimento da criança. É necessário levar em conta seu tamanho, o peso máximo a ser carregado e outros aspectos, como seus materiais de fabricação, para que a criança fique o mais confortável possível. São artigos com os quais terão que se familiarizar gradualmente.

Não é de surpreender que as mochilas os acompanhem durante toda a infância e adolescência. Naturalmente, um modelo diferente corresponderá a cada fase. As mochilas infantis são ideais para transportar todos os objetos que precisarem na Educação Infantil, incluindo brinquedos, lápis ou lanche. Escolher a mochila infantil com sabedoria garante uma criança feliz e assegura seu bem-estar.

Você gostou do nosso Guia de Compra sobre a mochila infantil? Deixe um comentário ou compartilhe o artigo nas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: olegdudko: 43755691 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...