Quando pensamos em brinquedos de construção, a primeira coisa que nos vem a mente é a palavra: Lego. Na verdade, “Lego” é uma empresa dinamarquesa de brinquedos, fundada em 1930. Porém, ela só passou a construir os famosos bloquinhos, que todos nós já brincamos alguma vez em nossa infância, a partir de 1949.

Esses blocos coloridos podem ser encontrados em uma grande variedade de tamanhos e formas. Ainda que os básicos sejam regulares, há também os quadrados, os redondos, com rodas, com formas de personagens de filmes e os de animais. Podemos encontrar desde os blocos mais básicos – o chamado Lego Classic – até todos os tipos de construções – como o Lego Friends, por exemplo.

O mais importante

  • A Lego é uma empresa dedicada à construção de brinquedos e é conhecida mundialmente, graças ao seu principal produto, os blocos de construção coloridos. Atualmente, eles são fabricados a partir de bioplásticos, portanto, seu material é derivado de produtos vegetais.
  • Estão disponíveis para crianças a partir de 1 ano de idade, com construções simples e de um tamanho maior para evitar a ingestão, como o Lego Duplo, por exemplo. Depois, podemos encontrá-los para todas as fases da vida, até a idade adulta, com uma complexidade e um número de peças muito variadas, como o Lego Creator Expert.
  • Há uma infinidade de formas e modelos deste brinquedo muito famoso, para que possam se adaptar facilmente aos interesses das crianças (e aos nossos!). Alguns que se destacam mais por estarem entre os “best sellers” são o Grande Salão de Hogwarts, do Lego Harry Potter, Lego Friends Casa da Amizade e Lego City Transporte Aéreo do Ártico.

Ranking: Os melhores modelos de Lego do mercado

Se você está pensando em adquirir alguns blocos de construção Lego, selecionamos os melhores para você e, também, os mais vendidos do mercado atualmente.

Entre eles, há desde o mais básico para  permitir que a imaginação do seu filho voe, até os mais diversos de acordo com a idade em que se encontram, considerando seus interesses particulares.

1º – Lego Peças Criativas

Neste caso, falamos do número 1 entre os jogos de construção para crianças mais vendidos na Amazon. A razão para isso é que inclui o básico e fundamental para que se comece a construir com os blocos de Lego. É uma caixa que inclui uma grande variedade de peças, em 35 cores diferentes.

Este produto também contêm outros tipos de brinquedos para construir, como 18 pneus e 18 rodas, uma base verde de 8 cm x 16 cm, uma janela com uma armação e 3 pares de olhos. Graças a esta combinação, você pode fazer um grande número de criações dando rédea solta à imaginação e criatividade. Mesmo assim, inclui um livreto de ideias.

2º – Lego Harry Potter Grande Salão de Hogwarts

Passando para os brinquedos mais elaborados, entramos no mundo de Harry Potter. É uma grande ideia comprar este produto para o seu pequeno ou para um grande fã de Harry Potter,  pois é, sem dúvidas, um dos mais desejados. Dentro, inclui elementos como um barco, uma lanterna suspensa, o espelho de Oesed, escadas móveis e os animais de Hogwarts.

Além disso, há blocos específicos como a torre e o salão, contém 10 personagens (incluindo o próprio Harry, Ron, Hermione e Draco), o basilisco, a Fênix e o chapéu seletor, justamente para que se possa recriar em detalhes algumas cenas de vários livros e filmes da saga. É indicado para crianças a partir de 8 anos de idade.

3º – Lego Friends Casa da Amizade

Neste caso, vamos falar sobre um produto chamado “Casa da Amizade”, porém é importante destacar que é possível escolher entre vários modelos como “O Trailer da Mia”, a “Sala de artesanato da Emma” e o “Quarto da Emma”, todos estes pertencentes a Lego Friends. Nesse caso, estamos falando de um conjunto de peças para crianças com mais de 6 anos de idade.

É uma casa que inclui três bonecas Lego: Olivia, Emma e Andrea. Contém também uma polia que realmente funciona para levantar e abaixar objetos, um balanço na árvore, um hamster com sua rodinha, uma cozinha completa, sala de estar, quarto com 5 camas e telhado. Os personagens podem trocar o penteado e as roupas. Acompanha instruções.

4º – Lego Star Wars – Microfighter Millennium Falcon

Para os fãs da saga Star Wars não poderia faltar o fantástico Lego Microfighter Millennium Falcon. Este inclui o personagem Chewbacca com seu bowcaster e a nave com 2 canhões e assento para o personagem.

Pode ser combinado com qualquer conjunto Microfighter para recriar as melhores cenas do filme. É adequado para crianças a partir de 6 anos e é simples de ser montado.

5º – Lego City Transporte Aéreo do Ártico

Os blocos de Lego são projetados para permitir que a criatividade das crianças voe solta, uma vez que lhes permite criar com as mãos qualquer coisa que possam imaginar. Neste caso, inspira-os a fazer parte de um resgate no Ártico com grande realismo, graças à qualidade e detalhes da marca.

Este conjunto pertence à coleção Ártico. É um helicóptero de resgate com um gancho, para resgatar um dente de sabre do gelo. Também inclui dois personagens exploradores, um alpinista, um piloto e um ATV. Seu uso é indicado para crianças a partir de 6 anos de idade.

Guia de Compras: O que é importante saber sobre o Lego

Atualmente, qualquer pessoa que ouvir a palavra Lego, sabe do que se trata este produto, ou foi um grande fã em sua infância. Porém, antes de presentear uma criança – ou adulto – com um Lego, há características que são importantes serem consideradas.

A seguir, apresentaremos tudo sobre esses peculiares blocos de construção.

Menino deitado sobre peças de lego.

Foi provado, por inúmeros estudos e pesquisadores, que os brinquedos de construção trazem grandes benefícios para as crianças. (Fonte: Irina Schmidt: 37580318 / 123rf.com)

O que é Lego?

Na verdade, como dissemos anteriormente, Lego é uma empresa de brinquedos que foi criada na Dinamarca, em 1932. A partir de 1949, eles começaram a utilizar o plástico em suas construções e criaram seus blocos de construção de cores vivas, mundialmente conhecidos, para despertar a criatividade das crianças.

A palavra “Lego” vem de Leg godt, que significa “Brinque bem”. Eles são atualmente o terceiro maior fabricante de brinquedos do mundo, criando até mesmo blocos para adultos, os chamados “Lego Creator Expert”.

foco

Este produto conseguiu entrar para a história e ser um dos mais queridos por muitas gerações.

Para quais idades o Lego é indicado?

Se entrarmos no mundo dos blocos de Lego, poderemos encontrar uma imensa quantidade de formas e qualidades do produto, do mais básico ao mais elaborado e temático. Portanto, dependendo do modelo, podemos recomendá-lo para crianças a partir de 1 ano até a idade adulta:

Idades Características
De 1 a 2 anos Blocos maiores e que não contêm pequenas peças que poderiam ser engolidas. Suas cores são muito vivas e se caracterizam pela sua simplicidade quando montados. É possível formar fazendas, casas ou animais, entre outras
De 3 a 5 anos Neste caso são construções um pouco menos simples e com um maior número de peças e detalhes. Encontramos aqui o modelo “Lego Juniors” e, também, o estilo básico dos blocos de construção
De 6 a 8 anos À medida em que os pequenos crescem, seus interesses mudam, é onde entram os super-heróis temáticos da Marvel e DC, Disney e NinjaGo
De 9 a 11 anos A destreza adquirida ao longo dos anos com a construção dos blocos, permite que eles usem brinquedos mais elaborados, com montagens mais complicadas para se entreter
Acima de 12 anos Por último, encontramos as construções mais avançadas, com um grande número de peças. Inclusive, neste caso, podemos encontrar mecanismos e iluminação

Que tipos de Lego podemos encontrar?

Como vimos até o momento, há uma imensa variedade desses blocos. Conforme as crianças crescem, é possível encontrar novos modelos de Lego, cada vez mais elaborados, que acompanham o desenvolvimento dos pequenos.

Abaixo, você verá uma lista de alguns dos tipos mais comuns de Lego que podem ser encontrados no mercado:

  • Lego Duplo
  • Lego Toy Story
  • Lego City
  • Lego Classic
  • Lego Disney
  • Lego Star Wars
  • Lego Marvel
  • Lego Juniors
  • Lego Jurassic World
  • Lego Technic
  • Lego Friends
  • Lego Creator
  • Lego Harry Potter
  • Lego Creator Expert
  • Lego Architecture
Imagem mostra peças coloridas de lego.

LEGO é um produto que não foi projetado apenas para crianças, é também uma ótima distração para adultos. (Fonte: ANURAK TORACH: 76189800 / 123rf.com)

Quais os benefícios de montar Lego?

Foi provado, por inúmeros estudos e especialistas, que os brinquedos de construção, em geral, não só proporcionam grandes benefícios para as crianças, mas também são um tipo de brincadeira básica na infância o qual toda criança deveria desfrutar. Confira os benefícios do uso dos blocos de construção:

  • Melhora a coordenação fina: É preciso utilizar os dedos para montar as peças.
  • Melhora a concentração: É necessário que os pequenos fiquem concentrados para poder montar corretamente o brinquedo.
  • Ajuda a desenvolver a matemática: Para que se construa bem, é preciso contar as peças, agrupar ou fracionar, entre outras possibilidades.
  • Aumenta a criatividade: É possível não apenas construir um brinquedo, mas também tudo o que se possa imaginar. Isso aumenta a autoestima e a segurança em si mesmo, já que é preciso propor uma meta e lutar para alcançá-la.
  • Reduz o estresse: As construções possuem uma grande característica relaxante e, além disso, são divertidas.
  • Adquirir consciência espacial: Dependendo do nível de complexidade das construções, com o tempo é possível fazer formas mais elaboradas, com distribuição para conseguir, por exemplo, construir uma casa.
  • Desenvolve o trabalho em equipe: Nada melhor do que brincar com outras pessoas para conseguir um fim, como construir um brinquedo, isso ajudará a fortalecer os laços entre as crianças e a adquirir valores de cooperação, ajuda e persistência.

De que material os blocos de Lego são feitos?

Desde o ano de 1949, a empresa Lego utiliza o plástico como principal fonte para construir seus brinquedos. No entanto, vem melhorando pouco a pouco para conseguir oferecer maior segurança ao público infantil, já que as políticas de qualidade vêm mudando. A marca, sem dúvida, evoluiu para melhor.

A partir do ano de 1964 a empresa utiliza plástico ABS, que é livre de tóxicos e mais resistente a altas temperaturas. Desde 2010, eles trabalham apenas com bioplásticos, plásticos derivados de produtos vegetais como soja, milho e fécula de batata. Claro, agora eles se tornaram um referência pelo seu material mais confiável e seguro para as crianças.

Instituto MensalusInstituto de Psicologia

“Com as construções, estabelece-se uma conexão com outro nível. A liberação da imaginação e da criatividade está intimamente relacionada ao uso das mãos. Quando nossas mãos entram em ação, colocamos em movimento todo um conjunto de processos mentais que permitem o acesso a um conhecimento mais profundo.”

Posso montar os Legos com meus filhos?

Da mesma forma que construir os conjuntos Lego em grupo pode melhorar o trabalho em equipe e a cooperação, montar com seus filhos pode ser benéfico. O Lego é um produto que não foi projetado apenas para as crianças, mas é também uma ótima fonte de prazer para os adultos, por seu efeito relaxante, decorativo e colecionável.

Ao brincar com os blocos, lembre-se de que sempre será preciso utilizar uma certa autonomia e dedicar tempo para resolver a complexidade que eles apresentam. Às vezes, seu filho pedirá sua ajuda para montar algo, mas em outras ele será capaz de resolver sozinho. Você deverá deixá-lo ter alguns momentos a sós com as peças, para ele desenvolver assim sua criatividade.

Critérios de Compra

O mundo dos Legos é muito grande e eles nos apresentam uma imensa variedade de modelos e tipos que podem nos confundir no momento de escolher. Para encontrar o caminho certo, seja para o seus filhos, para presentear alguém ou para si mesmo, você deve levar em consideração os seguintes critérios de compra:

  • Idade
  • Interesses
  • Custo-benefício
  • Edições especiais
  • Número de pessoas que irão montar

Idade

O que você deve levar em conta antes de adquirir um modelo de blocos de construção da Lego é, sem dúvida, a idade da pessoa para quem você ira comprar. Como mencionamos, dependendo das características da criança – ou do adulto – o brinquedo poderá ser mais ou menos complexo, com maior número de peças ou de um determinado tema ou outro.

Ao comprar este brinquedo para crianças de 1 a 2 anos os modelos Lego Duplo são o ideais, já para crianças de 6 a 8 anos, indicamos o Lego Disney,  Star Wars e o Friends.

Para os experientes em montagem os modelos Lego Creator Expert, Harry Potter e o Architecture são os mais indicados.

Imagem de dois meninos sentados no chão brincando com lego.

O mundo do Lego é muito grande e nos oferece uma grande diversidade de modelos e tipos. (Fonte: Oksana Kuzmina: 34648479 / 123rf.com)

Interesses

Claro, há no mercado o modelo Lego Classic, que pode ser uma boa opção se você quiser presentear alguém e não sabe muito sobre os gostos da criança. No entanto, há uma grande variedade de temas para escolher que podem deixar aos pequenos muito animados e oferecer uma motivação extra para construir o brinquedo.

Os Legos podem se tornar quase tudo. Se a criança gosta de super-heróis, há o Lego Marvel e DC, se ela gosta de casas e edifícios, há o Lego City. Você encontra também ninjas, animais, personagens de filmes, do esporte, veículos e edifícios. Como você pôde ver, é possível acertar facilmente na escolha mesmo se você souber pouco sobre o que criança gosta.

Patricia del CastilloDona de uma loja de brinquedos

“Um dos meus brinquedos mais vendidos para os mais pequenos da casa é, sem dúvida, o Lego Duplo Mercado de Fazendeiros. Um presente que eu sempre recomendo e que proporciona horas e horas de diversão. Blocos de construção, animais e até mesmo um pequeno carro que ajudará a realizar as tarefas do campo”.

Custo-benefício

Quando olhamos para o custo do Lego, queremos enfatizar que o custo-benefício é muito bom, já que encontramos modelos de todos os tipos de preços.

A caixa Lego Classic conjunto básico, é uma das mais acessíveis. Mas, se ainda assim estiver acima de suas possibilidades, você pode comprar um tipo com menos peças, como o “Microfighter”, que é ainda mais barato.

Os conjuntos com um maior número de peças e complexidade, com resultados mais surpreendentes e maiores, tendem a ter um preço mais elevado, como o Grande Salão de Harry Potter. É possível encontrar construções, como os modelos Creator Expert, por uma faixa de preços intermediária.

Imagem de menino sentado brincando com lego.

Desde 2010, eles trabalham apenas com bioplásticos, plásticos derivados de produtos vegetais como soja, milho e fécula de batata. (Fonte: Oksana Kuzmina: 34615894 / 123rf.com)

Edições especiais

Como mencionamos anteriormente, as construções que possuem um tema definido podem ser uma ótima razão para comprar um Lego. Existem inúmeras edições especiais com uma diversidade de jogos de peças. Algumas delas são a edição da Disney, Star Wars e Harry Potter.

Também existem edições muito limitadas, difíceis de serem obtidas, mas que todo colecionador gostaria de ter. Por exemplo, o Lego Volkswagen T1, o Opera de Sindey e o Taj Mahal. Você ainda pode comprar personagens aleatórios de edições limitadas de filmes, como Batman.

Número de pessoas que irão montar

Quando você for comprar um Lego, recomendamos que você escolha um modelo que possa ser montando em mais pessoas. Isso incentivará o trabalho em equipe e a cooperação. Existe até uma série para adultos chamada Lego® Serious Play ™, para que se consiga um melhor ambiente de trabalho ao usar esses blocos em reuniões da empresa.

Resumo

Se pensarmos em um dos brinquedos mais conhecidos do mundo, certamente recorreremos aos blocos de construção Lego. Alguns dos mais vendidos e valorizados atualmente na Amazon são, por exemplo, a “Caixa de Peças Criativas” de Lego Classic e “Transporte Aéreo do Ártico” de Lego City.

Em relação a estes brinquedos, sabemos que eles são feitos somente com bioplásticos, portanto não são prejudiciais à saúde. Podem ser encontrados para os pequenos a partir de um ano, e vão se adaptando a cada estágio da criança, sempre apresentando grandes benefícios. Há diferentes tipos de blocos, mas devemos sempre levar em conta a idade e os interesses da criança.

Esperamos que você tenha encontrado aqui informações úteis e que tenha se animado para comprar este brinquedo clássico e versátil para pessoas de todas as idades. Compartilhe o artigo e divida a sua opinião conosco!

(Fuente de la imagen destacada: Ivanov: 55891654 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...