Os jogos de estratégia representam uma das categorias mais populares de jogos de mesa no mercado. Existem muitos temas e mecânicas de jogo diferentes, tornando cada um uma aventura única. Um bom jogo de estratégia irá prender a atenção de seu filho e testará seu intelecto, criatividade e astúcia.

A complexidade dos jogos de estratégia os tornam perfeitos para crianças que estão deixando os brinquedos infantis para trás. Estes jogos não são apenas excelentes para as crianças, mas tornaram-se uma das opções preferidas para as noites de jogos para adultos.

Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre essa fascinante forma de entretenimento.

O mais importante

  • Existe uma enorme variedade temática e mecânica entre os jogos de estratégia. Embora alguns temas dominem o mercado, como fantasia ou guerras, cada jogo é único.
  • Os jogos de estratégia geralmente são projetados para crianças mais velhas, geralmente de 8 a 10 anos de idade. Bons jogos não têm limite de idade e toda a família pode se divertir com eles.
  • Jogos especialmente complexos envolvem seus jogadores em narrativas emocionantes e mundos fantásticos. Os jogos podem ser estendidos por horas, até dias.

Ranking: Os melhores jogos de estratégia do mercado

Esta categoria de jogo é muito ampla. A variedade de temas e dinâmicas faz com que cada jogo de estratégia seja uma experiência única. Portanto, eles são o entretenimento ideal para crianças, adolescentes e adultos.

Você encontrará, sem dúvida, o jogo perfeito. Na próxima seção, apresentamos nossos jogos de estratégia favoritos.

1° – Catan – O Jogo

Um jogo de estratégia para toda a família e que fascina jogadores em todos os cantos do planeta, devido às versões em diversos idiomas. É ideal para testar o raciocínio e as habilidades de negociação dos seus filhos.

O enredo pode parecer simples, o objetivo dos jogadores é colonizar uma ilha deserta e o vencedor é aquele que se tornar o soberano da ilha. Mas o cenário está sempre mudando de forma e você precisará de muita estratégia para construir as estradas e aldeias no lugar certo, além de saber bem como negociar madeira, barro, alguns minérios e trigo.

Fabricado pela Grow, o jogo é indicado para crianças a partir dos 10 anos e não tem limite de idade, pois os grandões também irão querer jogar. As partidas podem ter entre 3 e 4 participantes.

2° – King Of Tokyo

Pegue a temática fantástica dos monstros, adicione muitas cores marcantes, peças tridimensionais, dados e cartas coloridas. Coloque como pano de fundo a cidade japonesa de Tóquio e no enredo uma guerra entre monstros. Assim você chegará a este jogo que é uma febre chamado King of Tokyo.

Apesar de manter o nome em inglês, o jogo da Galápagos é todo acessível e desenvolvido em português para crianças a partir de 8 anos de idade. O objetivo é conquistar e dominar a cidade, mas até chegar lá, muita estratégia é exigida.

A cada rodada o jogador precisa decidir se irá atacar um inimigo, se recuperar de um ataque sofrido ou acumular mais energia para um ataque ainda mais forte e fatal. A duração média das partidas é de 30 minutos e pode ser jogado entre 2 e 6 jogadores.

3° – Imagine

Não tem muito segredo, o nome já diz tudo: além de estratégia, você vai precisar usar muito a sua imaginação. O fabricante indica que a idade ideal dos jogadores seja a partir dos 12 anos, mas não é difícil que crianças de 10 anos ou até menores consigam jogar junto com os pais.

É um jogo de cartas, mas com um design e uma dinâmica de jogo muito criativos que estimulam a estratégia e a imaginação a caminharem juntas. Isto porque você precisará adivinhar alguns enigmas, que podem ser filmes, personagens, lugares específicos, e para isso precisará usar a combinação das cartas com diferentes imagens.

Um jogo de estratégia abstrato bastante criativo que pode ter entre 3 e 8 jogadores.

4° – Jogo War Edição Especial

É difícil deixar War de fora de uma lista com os melhores jogos de estratégia. Ele é clássico e por mais simples ou clara que seja a dinâmica (dominar o mundo, ou parte dele), estimula o uso de estratégias diferentes que podem ter muitas reviravoltas.

O tabuleiro bastante realístico é um mapa mundi e dividido em África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania, cuja conquista dos continentes faz parte dos objetivos de cada jogador.

Chamada de versão de luxo, esta edição especial da Grow traz miniaturas de soldados e tanques representando os exércitos, além de um copo para o lançamento dos dados. Indicado para jogadores a partir dos 10 anos de idade, pode ter entre 3 e 6 jogadores em cada partida, que pode demorar horas.

5° – A Guerra Dos Tronos: Board Game

Poucas pessoas não falaram de Game of Thrones em 2019. A série da HBO inspirada nos livros de George R.R. Martin chegou a sua última temporada com desfechos surpreendentes. Também baseado nos livros, este jogo aposta na temática complexa e no design surreal para apimentar os lances de estratégia.

A experiência de imersão promete envolver tanto quem é fã quanto quem nunca viu a série ou leu os livros. Cada jogador assumirá o papel de grandes casas de Westeros e a missão é ir dominando os territórios até conquistar o Trono de Ferro.

Mais recomendado para adolescentes a partir dos 14 anos, pode ter entre 3 e 6 jogadores.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os jogos de estratégia

Pode ser difícil diferenciar entre um jogo de estratégia e jogos de tabuleiro comuns. Os de estratégia são especiais porque testam a inteligência dos jogadores e exigem muita concentração.

Nesta seção, vamos responder às perguntas essenciais para entender melhor os jogos de estratégia.

Pessoas jogando jogo de estratégia.

Alguns jogos consistem em decifrar enigmas, outros em despistar e confundir os adversários. (Fonte: Andrey Kekyalyaynen: 28499026/ 123rf.com)

O que são os jogos de estratégia?

Um jogo de estratégia é um tipo de jogo de tabuleiro em que as decisões dos jogadores afetam muito os resultados. Os jogadores devem desenvolver táticas durante todo o jogo e permanecer atentos às decisões dos outros. Os jogos podem ser relativamente simples ou muito complexos e duradouros.

Embora muitos jogos de estratégia dependam em parte do acaso, a maioria se concentra nas decisões dos jogadores. Os fatores que determinam a vitória são a inteligência, a capacidade de planejar ou a capacidade de julgar as estratégias dos outros.

foco

Muitos incorporam narrativas ficcionais ou exigem que os jogadores assumam ou interpretem um determinado papel.

Para que idades os jogos de estratégia são apropriados?

Os jogos desta categoria são alguns dos mais complexos entre os jogos de tabuleiro. Claro, o nível de dificuldade varia de acordo com o jogo. Mesmo os mais simples exigem concentração e os jogos tendem a ser mais longos. Portanto, recomendamos que o jogo de estratégia seja apresentado para as crianças somente a partir dos 6 anos de idade.

Cada jogo tem um nível diferente de complexidade. Os mais complexos também entretêm adolescentes e adultos. Isso os torna perfeitos para crianças que estão deixando para trás seus brinquedos mais infantis. Não só o seu pequeno irá gostar destes jogos: um jogo de estratégia interessante fará das suas tardes uma atração para toda a família.

Grupo de idade Tipo de jogo
Crianças (6-10 anos de idade) Jogos de baixa complexidade, com desenhos e cores marcantes e temas claros. Recomendamos jogos de menos de uma hora
Pré-adolescentes (11-13 anos de idade) Jogos com temas mais complexos, como jogos abstratos. Os jogos podem ser mais longos e duradouros, as crianças desta idade podem passar horas envolvidas em um jogo
Adolescentes (a partir de 13 anos de idade) Os adolescentes entendem rapidamente toda a mecânica do jogo. Recomendamos temas sérios, como jogos de guerra ou dramatizações

Existem diferentes tipos de jogos de estratégia?

Com certeza: cada jogo de tabuleiro é único. Este gênero de jogos de tabuleiro abrange um grande número de temas e dinâmicas de jogo. Para escolher o jogo de estratégia perfeito, vale a pena conhecer as diferentes subcategorias que você irá encontrar.

Tipo Dinâmica de jogo Características especiais
Jogos abstratos Não procuram emular a realidade, mas concentram-se na lógica interna do jogo A complexidade desses jogos pode ser muito variada. Seu design é geralmente minimalista e atraente
Jogos de guerra ou militares São jogos que simulam guerras ou batalhas. Eles geralmente exigem o desenvolvimento de uma estratégia ao longo do jogo As partidas costumam ser consideravelmente longas, inclusive podem durar vários dias
Jogos de simulação Procuram simular as decisões e processos que um jogador tomaria em uma situação real Os jogadores geralmente assumem um papel e mergulham em uma narrativa fictícia ao jogar
Jogos clássicos São os jogos de estratégia originais. Eles podem ser jogados com cartas e fichas, como poker, ou com dados e peças, como o ludo São semelhantes aos abstratos, mas incluem menos componentes.

Critérios de Compra

A categoria de estratégia é uma das mais extensas e diversificadas dos jogos de tabuleiro. Cada produto é único. Existem diferentes temas, formatos, níveis de complexidade e dinâmica do jogo. Ao procurar um jogo de estratégia, recomendamos que você se oriente pelos seguintes critérios básicos:

  • Idade dos jogadores
  • Temática
  • Complexidade e duração
  • Design
  • Mecânica de jogo

Idade dos jogadores

Se você está procurando o jogo de estratégia perfeito, a coisa mais importante a considerar é a idade dos jogadores. Os produtos desenvolvidos para adolescentes têm temas complexos ou enredos fascinantes. Os jogos para crianças mais novas são simples e costumam ser fáceis de identificar, pois possuem designs brilhantes e coloridos.

Como mencionamos na seção anterior, as crianças mais velhas são as que aproveitarão ao máximo esses jogos. Se seu filho for mais novo, recomendamos que comece por outro tipo de jogo de tabuleiro. A partir dos 6 anos, você pode apresentar um jogo de estratégia mais simples e marcante.

Imagem de acessórios para jogos.

Os jogos desta categoria são alguns dos mais complexos entre os jogos de tabuleiro. (Fonte: alvinge: 55426111/ 123rf.com)

Temática

Esse gênero permite uma enorme diversidade temática para os jogos de estratégia. Vale a pena buscar algum que se identifique com temas que estimulam os participantes. Além disso, muitos jogos clássicos têm relações ou são inspirados em filmes ou séries famosas que eles irão se encantar.

Temas como a fantasia dominam o mercado. Temas incomuns podem ajudar a aproximar seu filho ou filha de novos interesses. Essas abordagens são valiosas e podem até mesmo ajudá-las em seu desenvolvimento acadêmico. Por exemplo, jogos como o Risk podem despertar na criança um verdadeiro fascínio por História ou Geografia.

Imagem de mulher e crianças de divertindo com jogo.

Este gênero de jogos de tabuleiro abrange um grande número de temáticas e dinâmicas de jogo. (Fonte: Iakov Filimonov: 88128036 / 123rf.com)

Complexidade e duração

Os jogos de estratégia são geralmente os mais complexos entre os jogos de tabuleiro. Como os jogadores devem desenvolver táticas e planejamento na hora jogar, as partidas geralmente são mais longas. No entanto, sua duração pode variar dependendo da complexidade do jogo.

Jogos de estratégia mais elaborados, como o Risk, constroem uma narrativa à medida que o jogo avança e prendem jogadores em um universo fictício. Jogos desse tipo, especialmente aqueles que lidam com mundos de fantasia, podem se estender por horas ou até mesmo serem divididos em vários dias.

Design

Existem marcas – especialmente marcas independentes – que procuram fazer com que seus jogos não apenas sejam divertidos, mas também visualmente atraentes. Portanto, vale a pena procurar jogos com um design agradável. Os jogos marcantes e de cores vivas são especialmente estimulantes para as crianças mais novas.

Os jogos mais recentes tendem a ser minimalistas e agradáveis ​​aos olhos. Se você está procurando por jogos esteticamente agradáveis, você pode escolher jogos de estratégia abstratos. Como eles não precisam simular ou apresentar personagens específicos, eles geralmente trazem figuras e objetos bastante chamativos.

Imagem de mão jogando dado sobre tabuleiro.

Muitos jogos clássicos têm versões relacionadas a filmes ou séries famosas que você vai adorar. (Fonte: jollier: 77310426 / 123rf.com)

Mecânica de jogo

Este tipo de entretenimento permite muitas mecânicas de jogo diferentes. Alguns jogos consistem em decifrar enigmas, outros em confundir os adversários. Há trabalho em equipe, bem como batalhas.

Embora alguns temas dominem essa categoria, como fantasia e guerras, a mecânica torna cada jogo único. Se você estiver procurando por um jogo, especialmente se seu filho já tiver uma coleção grande, escolha um com uma operação diferente daquela que você já conhece.

Aproveite a enorme diversidade de jogos de estratégia no mercado para montar uma ampla seleção. Assim, seu filho não ficará entediado, porque cada dinâmica é uma nova aventura.

Resumo

Jogos de estratégia são uma excelente forma de entretenimento para crianças e pré-adolescentes, que já estão deixando para trás os brinquedos clássicos infantis. Eles testarão sua habilidade analítica e habilidades de planejamento. Um bom jogo pode atrair a atenção de crianças, adolescentes e adultos e garantir horas de diversão.

A mecânica e os temas de um jogo de estratégia podem variar. Cada jogo é único. Um jogo de estratégia que impressionar seu filho pode se tornar o primeiro de uma grande coleção. Ao procurar o produto perfeito, recomendamos que você se baseie em alguns itens que podem aproximar o seu filho ou sua filha de novos interesses.

Se você gostou do nosso Guia sobre jogos de estratégia, recomende este artigo nas redes sociais ou nos deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Andrey Bortnikov: 10620532/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...