Um dos momentos cruciais na vida do bebê é a transição do berço para a cama. Cada criança tem o seu tempo, mas geralmente ocorre por volta dos 2 anos de idade. Dormir na cama será uma mudança importante não só para eles, mas também para os pais. Especialmente por causa do medo de que as crianças possam cair enquanto dormem. A grade para cama é um utensílio essencial para esta nova etapa.

É um acessórios de proteção que irá evitar qualquer risco de queda durante a noite. Desta forma, as crianças vão se acostumar com a sua nova cama, enquanto os pais conseguem dormir tranquilamente. Como existem vários tipos e modelos, este Guia vai ajudar você com dicas e informações para fazer a melhor escolha.

O mais importante

  • A grade para cama facilita a transição do berço para a cama. Cada criança tem o seu próprio tempo, mas geralmente, esse momento chega aos 2 anos de idade.
  • As grades são feitos de materiais diferentes e podem ser fixas ou dobráveis. Antes de escolher um modelo, é recomendado analisar considerar como é o modelo da cama e do colchão.
  • Alguns dos modelos mais populares têm bordas acolchoadas. Em caso de impacto, a criança não irá se machucar.

Ranking: As melhores grades para cama do mercado

Se o seu objetivo é encontrar algumas das melhores grades para cama do mercado, você chegou ao lugar certo. Lembre-se que são assessórios que proporcionam tanto um melhor descanso para o bebê, bem como a tranquilidade dos pais.

Avalie bem necessidades e escolha o modelo que melhor se encaixa com o que você precisa. Além disso, oferecemos algumas dicas sobre como usar a grade corretamente.

1º – Grade para cama Chicco

Esta grade para cama da Chicco é sua garantia de proteção e segurança enquanto o bebê dorme. Tem 95 cm de comprimento, com 45 cm de altura e uma espessura de 5 cm. A estrutura é feita em metal e tecido e pode ser utilizada em colchões com espessura máxima de 20 cm.

O forro de tecido tem um bolso discreto para objetos, tornando-a ainda mais prática. A grade tem sistema reclinável que permite arrumar a cama e deitar o bebê sem que a grade precise ser removida, sendo fixada debaixo do colchão.  Pode ser dobrada, guardada e transportada com facilidade.

2º – Grade para cama Safety 1st

Compacta, dobrável e de fácil instalação. Assim é esta grade para cama da Safety 1st, ideal para a segurança da criança e a tranquilidade dos pais. Seu diferencial está na área de cobertura, bastante prática, podendo ser utilizada compacta com 66 cm ou totalmente aberta com 106 cm.

O modelo é indicado para colchões com comprimento mínimo de 101 cm largura e de 10 a 24 cm de espessura. Feita em estrutura metálica e revestida de tecido, a grade é fácil de transportar e de instalação extremamente fácil. Os trilhos se dobram para baixo facilitando o acesso da criança para a cama.

3º –  Grade para cama Zen Kiddo

Este modelo de grade para cama é mais econômico, e também bastante simples. A estrutura é em aço com pintura epóxi, sem qualquer cobertura de tecido. O que não impede que você compre ou faça uma cobertura própria, pois o modelo é de fácil adaptação.

Ela é fixada entre o colchão e o estrado e é de uso exclusivo em cama, não sendo recomendado o uso em beliche e/ou treliche. Pode ser dobrada para transporte e é indicada para colchões com espessura mínima de 10 cm e máxima de 25 cm. As dimensões são 42 cm de altura, 95 cm de largura e 33,5 cm de comprimento.

Guia de compras: O que você deve saber sobre a grade para cama

A escolha de uma grade para cama dependerá de diferentes aspectos. Alguns deles são o tamanho da cama, os materiais de fabricação ou o tipo de instalação. No mercado, as opções são inúmeras e por este motivo você pode precisar de um pouco de orientação.

Recomendamos que você analise cada seção que preparamos para você neste Guia de Compras.

Bebê sorri dentro de um berço com grade

As grades para cama proporcionam tranquilidade ao bebê e seus pais.
(Fonte: Famveldman: 61386379 / 123rf.com)

O que é exatamente uma grade para cama?

Uma grade para cama é um acessório de proteção que impede a criança de cair durante o sono. É um utensílio criado para facilitar a transição do seu bebê do berço para a cama. Um complemento indispensável para quando a criança for dormir pela primeira vez na sua própria cama.

Antes de escolher uma grade, é importante checar o modelo de cama em que será instalada. Além disso, a instalação também vai depender do modelo de cama e de colchão. Esses produtos permitem que a criança se acostume com seu novo lugar de descanso.

Os pais poderão dormir tranquilos, pois terão a certeza de que o bebê estará em segurança.

Por que é recomendável usar uma grade para cama?

Durante a mudança do berço para a cama, é normal que os pais se preocupem com a segurança da criança. Uma cama não tem nenhum elemento de proteção que impeça a criança de cair ou sair dela. Portanto, as grades oferecem a segurança que as crianças precisam durante a noite. Assim, os pais podem dormir mais tranquilos.

As crianças crescem a uma velocidade incrível. Então, é necessário substituir o pequeno berço do bebê pelo conforto e o espaço de uma cama maior. Com uma grade, a criança gradualmente se acostuma a dormir em sua nova cama sem medo. Com o passar do tempo, esse acessório não será mais necessário, pois não haverá risco de quedas.

Alejandra MelúsEspecialista em Atenção Infantil

“”Você pode comprar uma pequena grade que servirá como barreira para que a criança não caia se ela virar ou se mexer muito, mas não a limitará de subir e descer de forma independente.”

Quais as vantagens e benefícios que uma grade oferece para uma cama?

Dependendo de como a cama está disposta no quarto, a grade será colocada em um ou em ambos os lados da cama. Ela pode ser instalada tanto na altura da cabeça da criança como ao longo de toda a lateral da cama.

O objetivo em ambos os casos é o mesmo: impedir que a criança caia durante a noite, enquanto dorme. Quanto maior a tranquilidade, maior será o descanso.

As vantagens das grades são óbvias. Por um lado, a criança se sentirá mais confiante e menos receosa de uma possível queda à noite. Por outro lado, os pais ficarão tranquilos sabendo que a criança não irá escorregar ou sair da cama. Esse tipo de barreiras traz confiança e segurança para ambas as partes.

Imagem mostra um berço de madeira cercado com grades

Sejam de madeira ou outros materiais, as grades para cama oferecem segurança que nossos bebês precisam.
(Fonte: Bialasiewicz: 42783513 / 123rf.com)

Que tipos de grade para cama existem no mercado?

Dependendo da instalação, existem basicamente dois tipos de grades. Há aqueles que são colocados sob o colchão e aqueles que são fixados à estrutura por meio de engates ou ganchos. As grades também podem ser fixas ou móveis. As primeiras não podem ser movidas, enquanto as últimas são flexíveis e mais práticas.

Em se tratando das grades dobráveis, podemos encontrar algumas variações. As grades dobráveis ​​geralmente se dobram para baixo, facilitando o acesso à cama. Existem também as telescópicas, que se recolhem como se fossem telescópios.

Finalmente, podemos mencionar as grades desmontáveis, que podem ser removidos e colocados facilmente todos os dias.

O que devo levar em conta na hora de escolher uma grade para cama?

O material de fabricação é um dos principais aspectos a serem avaliados na hora de comprar uma grade para cama. Elas podem ser feitas de madeira, alumínio, metal ou plástico.

As mais comuns são aquelas feitas de metal, que costumam vir com um tecido de malha. Este tecido costuma ser removível para poder ser lavado na máquina de lavar roupa.

Pode ser vantajoso quando a estrutura é coberta com um revestimento de material macio. Isso evita que a criança se machuque quando bater na grade durante o sono. Certifique-se de que o nível de segurança seja apropriado, assim como a facilidade de instalação.

Se você optar por grades móveis, busque sempre algo simples e fácil de manusear.

Como saber qual o tamanho da grade para cama que eu preciso?

A medida da grade será condicionada pelo tipo de cama e suas dimensões. O comprimento das camas das crianças é geralmente entre 140 e 150 cm. Isso significa que é possível selecionar uma grade deste comprimento ou de um comprimento menor. Também é uma opção escolher um modelo que fique na altura da cabeça.

Em relação à altura da grade, é aconselhável oscilar entre 40 e 50 cm. A escolha desse detalhe dependerá dos hábitos de sono da criança e do nível de segurança que você deseja.

De qualquer forma, não é aconselhável escolher uma grade que fique menos de 16 cm mais alta que a altura do colchão. Por este motivo, a espessura do colchão também deve ser considerada.

Jesús Garrido GarcíaPediatra

“”Eu recomendo começar com o berço ou com uma cama com proteção lateral, já que a criança provavelmente se moverá para os lados procurando por esse apoio e poderá demorar mais para dormir se não o tiver ou puderá cair nas laterais procurando por ele”

Critérios de compra

No mercado, a variedade de grades para camas é muito ampla. Isso quer dizer que você pode ficar um pouco confuso na hora de decidir entre um modelo ou outro. A seguir, vamos apresentar uma série de critérios de compra para ajudar você a fazer a melhor escolha. Aqui estão alguns dos mais importantes:

  • Sistema de instalação
  • Segurança
  • Medidas
  • Materiais de fabricação
  • Conforto

Sistema de instalação

O sistema de instalação na estrutura da cama é um dos principais aspectos a se considerar. Um dos modelos mais comuns é aquele que é colocado sob o colchão e é mantido com o peso da criança. Neste caso, as grades são equipadas com trilhos que são inseridos sob o colchão. É uma opção muito útil.

Há também grades para camas que são fixadas à estrutura por pressão ou parafusados. Embora a instalação possa ser um pouco mais complexa do que no caso anterior, elas são opções muito apropriadas.

Finalmente, as grades de viagem são caracterizadas por serem removíveis. Dependendo da cama, um modelo pode ser mais adequado do que o outro.

Segurança

O nível de segurança é outro critério de compra bastante importante. Não em vão, é o responsável por trazer mais paz e tranquilidade para os pais e para a própria criança. É por isso que você precisa ter certeza de que a grade ficará bem fixada na cama.

Para as crianças mais inquietas, é importante que a grade seja bem robusta e resistente. Os especialistas recomendam a instalação da grade a uma distância da cabeça menor que 2 cm ou maior que 26 cm. É uma diretriz de segurança para evitar impactos noturnos indesejáveis.

Além disso, é conveniente que a grade esteja equipada com uma cobertura acolchoada que evite qualquer inconveniente. Se a criança for atingida, ela não se machucará.

Bebê dorme tranquilamente em uma caminha com grades de madeira

Muitos pediatras recomendam grades para camas para evitar acidentes.
(Fonte: Famveldman: 43359772 / 123rf.com)

Medidas

As medidas da grade para cama são um fator a ser levado em conta. A escolha dependerá das características da cama. Se, por exemplo, ela estiver localizado próximo à parede, você precisará instalar a grade em apenas um dos lados da cama. Caso contrário, serão necessárias grades para ambos os lados.

Geralmente, as laterais medem entre 140 e 150 cm de comprimento. Há pais que preferem escolher grades para camas mais curtas. Neste caso, elas serão instaladas na altura da cabeça da criança. O nível de proteção é praticamente o mesmo daqueles que cobrem toda a lateral.

É importante levar em consideração todas as recomendações do fabricante para que o resultado seja o melhor possível.

Materiais de fabricação

Os materiais de fabricação de uma grade para cama dizem muito sobre sua eficácia e durabilidade. Há um número bem grande de variedades destes assessórios. Você vai encontrar grades feitas de madeira, plástico, metal ou alumínio.

Da mesma forma, eles quase sempre vêm acompanhados por um tecido de malha para trazer maciez e conforto. É essencial escolher uma grade para cama com detalhes e bons acabamentos. Uma excelente ideia é incluir uma capa que seja removível para manter uma higiene adequada.

Existem modelos que possuem um revestimento macio, que impedirá a criança de se machucar diante de qualquer incidente. Desta forma, resistência e segurança andam de mãos dadas.

Material Vantagens
Madeira Resistentes e estéticas
Plástico Econômicas
Alumínio Robustas e versáteis
Metal Duradouras

Conforto

O fácil manuseio e conforto é outro detalhe decisivo na hora de comprar uma grade para cama. É essencial que, além de ser segura, ela seja prática. Portanto, uma boa opção seria um modelo dobrável. Essas grades geralmente têm um sistema de fechamento por dobradiças. Isto permitirá dobrá-las ou instalá-las confortavelmente.

As dobradiças foram projetadas de maneira que evite e previna de beliscos ou acidentes. É importante selecionar grades que sejam funcionais no dia a dia. Também deve permitir o fácil acesso e saída da criança e, claro, que oferecem uma fixação total. Em geral, as grades de alumínio são as mais práticas.

Resumo

Uma grade para cama não é um item que deve ser escolhido sem pesquisa e boa análise. Investir nestes acessórios é apostar na segurança do menino ou menina. É um produto que, mais cedo ou mais tarde, os pais terão que considerar. Por este motivo, é importante que os pais estejam bem informados sobre as tipologias e diferentes opções.

Lembre-se que a hora de trocar o berço pela cama chegará, para alguns mais cedo, para outros, um pouco mais tarde. O mais aconselhável é selecionar uma grade que seja feita com materiais de qualidade e ofereça segurança.

É a melhor maneira de garantir que seu pequeno se adapte mais rapidamente ao seu novo local de descanso. Certifique-se, então, de que ela seja funcional e confiável.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário contando suas impressões. Você também pode compartilhá-lo nas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Lobanov: 25372671/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...