O método Montessori, que anteriormente apenas aqueles que tinham alguma relação com o mundo da educação conheciam, é um tema de interesse cada vez maior de muitos pais. E, como não poderia deixar de ser, esse método se popularizou e chegou também à área do descanso. Essa é, na verdade, uma das áreas mais importantes, dentro da qual o método inspirou a criação da cama Montessori.

Todo mundo que vive com um bebê sabe como o sono pode ser algo muito frágil, e que a falta de descanso gera choros incontroláveis. Por isso esse aspecto da vida infantil é uma preocupação constante. As camas Montessori propõem um estilo de vida que preza pela autonomia do bebê e da criança. Você já as conhece? Continue lendo para saber tudo sobre elas!

O mais importante

  • Se tem algo que preocupa os pais, esse algo é que os filhos tenham um descanso de qualidade. Isso ajuda a criança a estar mais ativa quando acordada e fomenta o desenvolvimento das suas capacidades durante os primeiros anos de vida.
  • Por tudo isso, uma das decisões mais importantes que um pai pode tomar nesse momento é sobre o berço ou cama onde o pequeno irá dormir. A cama Montessori, que possui um desenho rebaixado praticamente ao nível do chão, é uma opção cada vez mais utilizada.
  • Na hora de escolher a cama Montessori ideal para seu filho, você deve ter em mente aspectos como o espaço que você possui, os materiais, o modelo e a cor.

Ranking: As melhores opções de cama Montessori do mercado

Como veremos mais adiante, hoje em dia é possível encontrar uma enorme variedade de modelos de cama diferentes que seguem o método Montessori. Para exemplificar essa variedade com fatos, selecionamos as melhores camas Montessori do mercado e as descrevemos a seguir. Qual é a sua preferida?

1º – Cama Montessori Bella

Com um visual lúdico, essa cama Montessori cria o ambiente ideal para o desenvolvimento da imaginação. Ela proporciona uma maior autonomia para se deitar e se levantar, reduzindo o risco de queda e ajudando na evolução natural da independência durante todo o crescimento. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, pois irá acompanhar a criança até a primeira infância. Produzida em MDF, estrado com ripas multilaminadas e barras laterais antiqueda para maior segurança.

2º – Cama Montessori Duda

Essa cama Montessori foi desenvolvida para dar ênfase à liberdade da criança respeitando o desenvolvimento natural das suas habilidades. Seus elementos contribuem para a autonomia uma vez que, fugindo do modelo tradicional, mantém o colchão em uma altura bem próxima ao chão para que o pequeno possa explorar todo o espaço com segurança. O modelo possui um lindo formato de casinha que fomenta a imaginação. Possui voil para proteger o bebê durante o sono.

3º – Cama Montessori Art In Móveis

Esse modelo é direcionado para crianças um pouco maiores. Baseado nos princípios desse método Montessori, busca aprimorar a aprendizagem e a curiosidade da criança, garantindo ainda sua segurança. O modelo é projetado para colchões de 148 cm por 68 cm e produzido com matérias primas atóxicas ecologicamente corretas e painéis de 15 mm em MDP de madeira reflorestada.

Guia de compras: O que você deve saber sobre a cama Montessori

Ainda que cada vez mais pais se encantem pelo modelo de cama Montessori, esse tipo de produto voltado para a infância ainda é desconhecido de muita gente. Além disso, levando em consideração a importância que a escolha de um produto para o seu filho tem, é normal que surjam dúvidas. Hoje responderemos as perguntas mais frequentes.

Bebê sobre cama.

As camas Montessori são desenhadas para favorecer a autonomia e a independência dos pequenos. (Fonte: Oksana Kuzmina: 34451045 / 123rf.com)

O que é uma cama Montessori e quais as suas vantagens?

Antes de falar sobre as camas Montessori, não é demais esclarecer do que se trata e quais são as bases desse método que ficou tão conhecido e hoje em dia é muito popular. Pois bem, o método Montessori constitui uma forma de educação que se concentra, principalmente, em fomentar a autonomia e a independência das crianças.

Seguindo essa linha de pensamento, uma cama Montessori é aquela que permite que seu filho se movimente de forma autônoma sobre ela, inclusive que saia e entre da cama por si só após aprender a engatinhar. Esse tipo de cama apresenta muito benefícios, tanto para a saúde quanto para o desenvolvimento da criança. As camas Montessori:

  • São desenhadas para favorecer a autonomia e a independência das crianças.
  • Por sua posição próxima ao chão, são muito seguras.
  • Obrigam a manter uma postura correta, o que tem influências na saúde da coluna vertebral da criança.
  • Estimulam o desenvolvimento cognitivo e das principais capacidades motoras.
  • Trazem muita liberdade para a criança descobrir o mundo que a rodeia.

Por todas essas razões, hoje em dia a cama Montessori está cada vez mais presente em muitos quartos infantis. Além disso, são desenhadas de modo que a própria cama pode ir crescendo de acordo com a criança, respeitando as diferentes etapas pelas quais ela passa. Mais adiante você poderá entender como isso ocorre.

Imagem de quarto infantil.

É recomendável que a localização da cama permita que seu bebê possa ver todo o quarto.  (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 114496705 / 123rf.com)

Quais os tipos de cama Montessori disponíveis?

Como falamos anteriormente, um dos principais objetivos desse método de educação é dar liberdade para a criança. Por isso, existem camas Montessori de muitos tipos e para todos os gostos. Desse modo, seu filho se sentirá confortável nela e poderá aproveitar ao máximo um dos lugares em que ele passará mais tempo enquanto pequeno: o seu quarto! Vejamos os principais tipos:

  • Cama Montessori Kutuva: A mais clássica de todas. O modelo é muito confortável, já que permite que a criança entre e saia pelas laterais com total liberdade. Além disso, são fabricadas com medidas personalizadas.
  • Cama Montessori do tipo beliche: Ideal para os quartos com mais de uma criança. Enquanto a mais velha pode subir por uma escada, a cama da mais nova se encontra próxima ao chão. São muito práticas e economizam espaço.
  • Cama Montessori baixa: Tem a forma de uma cama de adulto, são adequadas para as crianças que já aprenderam a andar e são capazes de subir um pouco mais, pois a cama é um pouco mais alta.
  • Cama Montessori do tipo casa: É um modelo muito criativo que favorece a imaginação da criança. Conta com uma estrutura em forma de casa, sendo possível decorá-la com muitos acessórios diferentes.
  • Cama Montessori do tipo tenda: Esse modelo está na moda. Ele possui uma forma de tenda de índio que encanta todas as crianças. Embaixo do colchão há um estrado de madeira.

A escolha de um tipo ou de outro dependerá, em primeiro lugar, da etapa de crescimento na qual seu filho se encontra. Uma vez que você tenha isso bem claro, poderá escolher entre a ampla variedade de modelos que estão disponíveis. Uma grande vantagem de existirem tantos tipos é a possibilidade de personalizar a cama exatamente como você quer.

Imagem de mãe beijando bebê.

As camas montessori trazem muita liberdade para as crianças, de forma que eles podem descobrir o mundo que os rodeia. (Fonte: Anna Bizoń: 42017392 / 123rf.com)

Qual a melhor cama Montessori para cada idade?

Como acabamos de comentar, o grande objetivo do método educacional Montessori é trazer liberdade para a criança, de modo que ela vá vivendo cada etapa do seu crescimento de forma natural. E, como ocorre com todos os produtos direcionados para o público infantil, a cama também terá que ir evoluindo. Veja mais especificamente o que queremos dizer na tabela a seguir:

Etapa de crescimento Tipo de cama Montessori Por quê?
Primeiros meses Colchão no chão Para que o bebê se sinta acompanhado mas, ao mesmo tempo, livre
Quando já engatinham Cama baixa Permite subir e descer da cama com total autonomia
Quando caminham livremente Cama ligeiramente elevada Adapta-se ao tamanho e novas necessidades da criança
Crianças maiores Cama estilo casa ou tenda Fomenta a imaginação e permite brincar

O mais importante é que você deixe que seu próprio filho faça a transição entre as diferentes etapas. Você deve simplesmente colocar todas as possibilidades à disposição dele, para que ele se desenvolva e descubra o maravilhoso mundo à sua volta. Dessa forma, a cama Montessori se tornará um lugar no qual ele vai gostar de passar tempo.

Qual é o melhor lugar para colocar a cama Montessori?

Ainda que cada família seja um mundo à parte e que em cada casa os quartos e o descanso sejam organizados de formas diferentes, podemos dar alguns conselhos ou indicações simples para que você consiga escolher o melhor local para sua cama Montessori. Como você poderá ver, todas elas têm como objetivo gerar conforto para o seu filho.

  • A partir do momento em que o bebê começar a engatinhar, é importante que a cama tenha um espaço lateral acessível pelo qual ele possa subir ou descer da cama sem complicações.
  • É recomendável que a localização da cama permita que seu filho veja todo o quarto.
  • Se seu filho puder ver a porta enquanto está deitado, melhor ainda.

Esses três conselhos são muito simples, mas influenciam na sensação de conforto e segurança que o pequeno terá quando estiver na cama. Se você levar essas dicas em consideração, garantirá que a localização escolhida seja a correta. É claro que, quando a criança crescer, você poderá perguntar diretamente para ela onde ela gostaria de colocar a cama.

María MontessoriPedagoga

“Ninguém pode ser livre a menos que seja independente; por isso, as primeiras manifestações ativas de liberdade individual da criança devem ser guiadas de tal maneira que, através dessa atividade, a criança possa criar condições para chegar à independência”.

O que uma cama Montessori tem de especial?

Uma cama Montessori, em primeiro lugar, é caracterizada por dar independência e autonomia suficientes para a criança, de forma que ela possa subir e descer da cama logo a partir do momento em que começar a engatinhar. Além disso, sua forma e desenho costumam ser divertidos e permitem que a criança desenvolva a imaginação e a criatividade.

Por último, não podemos falar desse tipo de cama sem falar do material, pois elas são sempre fabricadas em madeira. Esse fato é positivo para nossos filhos, tanto no que diz respeito à saúde, já que não possuem materiais tóxicos ou nocivos, quanto no que diz respeito à resistência, o que aumenta a sua durabilidade.

A cama Montessori é segura?

Essa é uma das perguntas mais frequentes. Todo pai fica preocupado com a segurança dos filhos e, muitas vezes, acredita que a liberdade de movimento que a cama Montessori permite pode ser, na verdade, perigosa para a criança.

Mas essa ideia não poderia estar mais longe da verdade. A questão é que, principalmente quando a criança ainda é pequena, o fato da cama estar rente ao chão é uma grande vantagem.

Claro que você terá que tomar algumas precauções, como por exemplo colocar almofadas ao redor da cama. Desse modo, se o bebê engatinhar e sair dela, ainda terá uma superfície completamente segura. Também é óbvio que o uso desse tipo de cama requer uma atenção extra por partes dos pais a todo momento.

A partir de que idade é recomendado usar uma cama Montessori?

Geralmente, os especialistas recomendam começar a usar a cama Montessori após o bebê completar dois ou três meses, mas não há uma idade estabelecida. A boa notícia é que essas camas se adaptam ao crescimento e às diferentes etapas da vida da criança, então cada família pode decidir como e quando começar a usá-las. Na verdade essa versatilidade é uma das suas grandes vantagens.

Há muitos pais, por exemplo, que começam a usar esse método antes mesmo que ocorra a mudança de fase que leva a criança do berço para a cama “de adulto”. O modelo das camas permite que essa transição seja bem menos radical.

No que diz respeito à idade máxima de uso, também não há nenhuma recomendação específica. Uma cama desse tipo pode ser usada até a adolescência.

Que outros elementos, além da cama Montessori, podem ser usados como decoração do quarto do meu filho se eu quiser seguir esse método?

Normalmente, os pais que optam por usar uma cama Montessori para seus filhos estão de acordo também com o resto das ideias desse método educacional e de criação, não apenas a parte da teoria que diz respeito ao descanso.

Por isso, talvez você queira decorar o quarto do seu filho com elementos que sigam essa metodologia que presa tanto pela autonomia e pela independência. Os conselhos para montar um quarto Montessori são:

  • Não sobrecarregar o quarto, ou seja, deixar sempre espaço para a criança.
  • Fazer uso de cores quentes, muito mais relaxantes e potencializadoras da imaginação.
  • Escolher móveis que a criança possa alcançar, dessa forma ela poderá pegar e guardar seus brinquedos facilmente.
  • Colocar um tipo de chão seguro e quente para a criança.
  • Decorar as paredes com imagens educativas e que se relacionam com a natureza.
  • Colocar um espelho para a criança poder ver seu próprio reflexo, o que ajuda a melhorar os movimentos.
  • Escolher os brinquedos de forma inteligente, pensando no desenvolvimento infantil.

Sem dúvida nenhuma o que caracteriza um quarto que segue o método Montessori é a simplicidade. Esse fato, além de tornar a decoração muito mais econômica, torna mais fácil também que a criança desenvolva pontos de referência para encontrar suas coisas. Desse modo, ela será muito mais autônoma e se desenvolverá com maior facilidade.

Imagem de quarto infantil com cama tipo tenda.

As camas do tipo tenda fomentam a imaginação da criança e permitem muitas brincadeiras. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 81515193 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Agora que você já decidiu que quer uma cama Montessori para seu filho, chegou o momento mais difícil: escolher a melhor opção. Claro que essa escolha não será aleatória, mas na verdade deverá se basear em alguns aspectos que são fundamentais. A seguir, falaremos sobre os principais critérios de compra que devem ser observados:

  • Espaço disponível
  • Material
  • Modelo
  • Cor
  • Outros complementos

Espaço disponível

Para começar, a primeira questão à qual você deve prestar atenção é o espaço que você tem disponível para colocar a cama Montessori. O espaço é obviamente muito importante porque, como estávamos dizendo, os quartos que seguem esse método são caracterizados por sua simplicidade. Por isso, a cama é um dos elementos mais importantes.

É fundamental que, além de verificar o espaço para a cama, você faça uma imagem mental da distribuição de todos os elementos que você quer colocar no quarto. Desse modo, você se assegurará de que cada objeto terá um espaço específico que depois estará ao alcance do seu filho e, também, de que haverá espaço para ele se mover por si só.

Imagem de quarto infantil com cama montessori.

As camas Montessori são mais seguras já que ficam perto do chão. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 74570456 / 123rf.com)

Material

Assim como acontece com qualquer produto infantil, a questão sobre os materiais com os quais o produto é elaborado é muito importante. Isso porque é importante zelar pela saúde e segurança dos pequenos. A maioria das camas Montessori são fabricadas com madeira de primeira qualidade, que depois pode ser pintada de alguma cor.

Apesar de as camas serem fabricadas nesses critérios na maior parte das vezes, nunca será demais conferir e comprovar que não há nenhum elemento prejudicial ou que possa causar dano ao seu filho dentre os materiais de fabricação da cama. Quem é pai sabe, melhor prevenir do que remediar.

Modelo

Felizmente é possível encontrar uma grande variedade de modelos e desenhos de camas no estilo Montessori. Por isso, você terá a oportunidade de escolher qual mais te agrada e a que melhor se adapta às necessidades do seu filho. O mais importante é que você pense na etapa de crescimento na qual seu filho está e se a cama é condizente com ela.

Se você prestar atenção nas habilidades e capacidades da criança, poderá escolher um modelo que se encaixa perfeitamente à fase na qual se encontra. Lembre-se de que existem camas Montessori para diferentes fases do crescimento, ainda que muitas delas possam ser adaptadas. É essencial não confundir as etapas, já que se seu filho não for capaz de usar a cama pode se frustrar.

Cor

As cores são outro dos critérios de compra que são fundamentais na hora da escolher uma cama Montessori para seu filho. Com certeza você já conhece a importância das cores, tanto para o humor quanto para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e intelectuais. Essa influência é a principal razão pela qual você deve levar o tempo necessário para escolher a cor ideal.

Enquanto muitas famílias preferem um tom natural de madeira com a qual a cama é fabricada, já que isso pode recordar a natureza, outras preferem cores mais vivas. O ideal é escolher tons quentes, pois esses são muito mais relaxantes e fomentam a atividade cerebral. Claro que se seu filho tiver uma cor favorita, você não terá muito trabalho escolhendo o tom da cama.

Outros complementos

Por último, você deve ter em mente a possibilidade de adicionar elementos ou complementos à cama Montessori. Você já deve ter percebido que o design desse tipo de cama é caracterizado por uma sobriedade, ainda que suas formas possam ser divertidas e criativas. Por isso, é uma ótima ideia que haja a possibilidade de incluir outros artigos na cama.

Estamos nos referindo, por exemplo, à possibilidade de pendurar alguma coisa nos modelos do tipo casa ou tenda. Também é possível colocar rolos e almofadas para segurança, pois esses elementos agem como barreiras quando o bebê ainda é muito pequeno. Afinal de contas, é aconselhável escolher uma cama que permita a personalização com diferentes elementos conforme a criança for precisando ou desejando.

Resumo

Uma cama Montessori permite que seu filho cresça e se desenvolva em um ambiente que fornece liberdade suficiente para que ele se dê conta de que é capaz de fazer muitas coisas sozinho. Por exemplo, que ele se dê conta que ele pode entrar e sair da cama sem a ajuda de um adulto. Ainda que esse fato suponha que os pais devam estar prestando atenção, a criança será mais feliz.

Os formatos divertidos, a fabricação em madeira e sua localização rente ao chão são a combinação perfeita teorizada pelo método Montessori para conseguir que a criança seja autônoma e independente com maior facilidade. Desse modo, as capacidades do pequeno serão beneficiadas, tanto as intelectuais quanto as físicas.

Se você gostou do nosso guia sobre a cama Montessori, compartilhe a matéria nas redes sociais e deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz: 74570455 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...