A segurança do seu bebê é a sua prioridade e uma cadeirinha de bebê para carro é essencial para cuidar dele durante qualquer viagem, curta ou longa. Escolher uma boa cadeira não é algo tão simples, que pode ser decidido imediatamente.

Você deve escolher antes mesmo da chegada do bebê, já que sua primeira viagem será do hospital para sua casa.

Existem muitos tipos e modelos no mercado e isso pode dificultar ainda mais a sua tarefa. Com este Guia, queremos ajudá-lo a encontrar as melhores opções e escolher a cadeirinha que melhor se adapte às suas necessidades.

O mais importante

  • As categorias de cadeirinha de bebê para carro variam de acordo com o tamanho e o peso do seu filho. É importante procurar uma cadeira de qualidade e que dure cada etapa de sua infância.
  • Há um conjunto de regras específicas para o uso e padrões para as cadeirinhas de bebês e crianças. É importante levar isso em conta ao escolher.
  • Embora existam modelos que se adaptam a todos os estágios do crescimento do seu filho, você não deve esquecer que as cadeirinhas se desgastam. Os materiais vão perdendo qualidade e eficiência com o uso, por isso vale a pena comprar mais de uma, conforme o crescimento.

Ranking: As melhores cadeirinhas de bebê para carro

A seguir, vamos apresentar os melhores modelos de cadeirinha de bebê para carro que você irá encontrar no mercado brasileiro. Nesta seção, você descobrirá qual cadeira é mais adequada para seu bebê. Além disso, compartilharemos ótimas dicas para que seu pequeno possa viajar da melhor maneira.

1° – Cadeirinha Matrix Evolution K Burigotto

Esta cadeirinha de bebê para carro é um modelo que alia conforto, segurança e praticidade, e acaba garantindo uma excelente relação entre custo e benefício. O apoio para a cabeça do bebê tem regulagem em 7 posições, que acompanha o crescimento e garante proteção contra qualquer impacto.

Ideal para os grupos 0+, 1 e 2, suporta até desde recém-nascidos até 25 kg. Tem redutor de assento removível e é reclinável em 4 posições. O cinto de segurança, com 5 pontos de fixação e protetores acolchoados nos ombros se ajusta automaticamente. Uma barra frontal garante mais segurança em caso de impactos traseiros.

A cadeirinha é fabricada em uma estrutura de plástico, bastante leve e resistente. Dispõe de porta-copo para a garrafinha de água ou suco de seu filho.

2° – Cadeirinha Cockpit Isofix Infanti

Um modelo moderno e bastante seguro, esta cadeirinha da Infanti conta com o sistema de ancoragem Isofix para uma instalação super fácil e segura. Indicada para bebês entre 9 kg e 36 kg, tem uma proteção para a cabeça contra impactos laterais e um sistema de amortecimento.

O redutor de assento é acolchoado e o tecido pode ser removido para lavar na máquina. O sistema de inclinação com 4 posições de encosto é ativado por uma alavanca, independente do banco do carro, e tem controle da altura do apoio de cabeça e de cinto simultaneamente.

3° – Cadeirinha Cosmos Chicco

Indicada para os grupos 0+ e 1, este modelo de cadeirinha de bebê para carro é ideal para recém-nascidos até 3 anos de idade. Tem reclinação em 4 posições para conforto e descanso do bebê. A forma em cunha também garante a posição correta da coluna vertebral da criança.

Uma almofada redutora ajusta a cadeirinha para os recém-nascidos. Para os mais crescidinhos, o sistema de reclinação garante um conforto e espaço suficientes. Fácil instalação por meio de guias de passagem de cinto, identificadas por cores. A cadeirinha inclui um brinquedo para a criança.

4° – Cadeirinha Recline Safety 1st

Este modelo atende desde crianças desde o nascimento até os 25 kg, os chamados grupos 0, 1 e 2. Reclinável de forma bastante simples, com uma das mãos, tem 3 posições para as crianças maiores e 1 posição mais deitada para os recém-nascidos. Possui apoio de cabeça ajustável em diversas posições.

Tem proteções laterais e almofadas redutoras acolchoadas. Pode ser instalada de frente e de costas e tem clip de travamento para o cinto de segurança, com 5 pontos de ajuste de altura. Tem porta-copos, prático e eficiente, acessórios macios com tecido atoalhado, bom para a limpeza.

5° – Bebê Conforto Touring Evolution Burigotto

Para falar deste modelo, é imprescindível ressaltar que ele precisa ser acoplado em uma base para bebê conforto, que geralmente é vendido separadamente. A base fica instalada no veículo, o que facilita o encaixe e a retirada da cadeirinha para o uso. Estrutura em plástico leve e resistente

Indicada para o grupo 0+ para crianças até 13 kg, tem diferentes opções de cores. O cinto de segurança de 3 pontos tem protetor acolchoado para os ombros e regulagem de altura. O protetor para a cabeça do bebê é removível, assim como a capota.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a cadeirinha de bebê para carro

Antes de comprar uma cadeirinha de bebê para carro, você deve levar em conta diferentes aspectos e fatores. Sua decisão dependerá da idade e do tamanho do seu filho, assim como do tipo de viagem que você costuma fazer.

Nesta seção, vamos analisar algumas das perguntas mais frequentes que pais e mães fazem antes de decidir qual modelo comprar.

Mulher acomoda bebê em uma cadeirinha de bebê para carro

Cadeirinhas de bebê para carro oferecem ao seu bebê a segurança que ele merece. (Fonte: Melpomen: 60979509 / 123rf.com)

Existe alguma regulamentação específica para as cadeirinhas de bebê para carro?

Sim! Conhecida como a “Lei da Cadeirinha”, a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito entrou em vigor no Brasil em 2008.  Ela dispõe uma série de regras para o transporte seguro de crianças em automóveis.

É sempre importante estar bem atento às regulamentações para evitar problemas no futuro. As regras mais importantes para cumprir são:

  • Uso obrigatório: Crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos utilizando equipamentos de retenção.
  • Até 1 ano de idade (bebê conforto): Desde a saída da maternidade até completar um ano, a criança deve ser colocada no bebê conforto durante o transporte de carro, independente do destino e até para trajetos extremamente curtos; O bebê conforto deve ser colocado no banco de trás, voltado para o vidro traseiro e de costas para o sentido do trânsito. O equipamento deve ficar levemente inclinado, deixando a cabeça, pescoço e coluna do bebê alinhados. Por quê? Porque o pescoço do bebê não está totalmente desenvolvido e o bebê está exposto a ferimentos graves no caso de uma desaceleração repentina.
  • De 1 a 4 anos (cadeirinha): A cadeirinha deve ser instalada no banco de trás, voltada para frente. O cinto da cadeirinha deve passar pelos ombros e quadril da criança e não deve ficar sobre partes mais frágeis, como barriga e pescoço.
  • Sistema de ancoragem: É ideal que seu carro tenha Isofix. O que é? É um sistema de ancoragem padrão internacional para cadeiras. Consiste em dois pontos de fixação entre o assento e o encosto. Todos os carros fabricados a partir de 2020 deverão ter, obrigatoriamente, o sistema Isofix.
Dois ursinhos de pelúcia sentados em uma cadeirinha de bebê para carro

Cadeirinhas de bebê para carro oferecem conforto ao seu bebê quando viajam de carro. (Fonte: Orlov: 51581571 / 123rf.com)

Se você for comprar uma cadeirinha de bebê para carro, certifique-se que o modelo é o adequado conforme a idade do bebê e as regulamentações de trânsito.

Tenho que comprar apenas uma cadeirinha de bebê para carro para o meu filho?

Não, você tem que mudar de cadeira para se adaptar ao crescimento do seu filho. De acordo com a Lei da Cadeirinha, os tipos e modelos variam de acordo com a idade de cada criança:

  • Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas.
  • Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
  • Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio, devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.
  • Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.

Como você pode ter percebido em nosso Ranking, alguns modelos se referem a uma classificação por nomes de grupos. Isso porque os regulamentos anteriores eram regidos pelo peso das crianças:

Grupo Peso
Grupo 0 Até 10 kg (do nascimento aos 9 meses)
Grupo 0+ Até 13 kg (do nascimento aos 12-15 meses)
Grupo 1 De 9 a 18 kg (de 9 meses a 4 anos)
Grupo 2 De 15 a 25 kg (de 4 a 6-7 anos)
Grupo 3 De 25 a 36 kg (dos 6 aos 11 anos)

Posso comprar uma cadeirinha de segunda mão?

Até pode, mas é aconselhável comprar uma nova porque a compra de uma cadeirinha de bebê para carro traz alguns riscos. As cadeirinhas costumam ter uma espécie de data de validade. Geralmente, elas podem ser usadas ​​até 10 anos após a data de fabricação.

No entanto, a vida útil de uma cadeirinha de bebê para carro pode ser ainda menor. Por quê?

  • Desgaste: Os materiais de uma cadeirinha de bebê para carro se desgastam com o uso prolongado. A maioria tem uma estrutura de plástico, material que se degrada com o tempo. Peças metálicas podem enferrujar com umidade. O cinto que segura o bebê também se desgasta devido ao atrito e à lavagem.
  • Danos imperceptíveis: Mesmo que pareça estar em boas condições, uma cadeirinha de bebê pode ter alguns defeitos que a tornam menos eficaz. As cadeiras têm pequenos pedaços que se perdem com o uso e o transporte. Se não soubermos a origem da cadeira, não sabemos se ela já passou ou não por algum acidente. O impacto em uma colisão pode quebrar a cadeira internamente.
  • Novos regulamentos: Como já mencionamos, a regulamentação sobre o uso das cadeirinhas de bebê é consideravelmente nova e mais rigorosa. Até pouco tempo atrás, os modelos seguiam padrões e regulamentação anteriores. Uma cadeira de segunda mão pode não ter o sistema de ancoragem Isofix, por exemplo.
foco

Lembre-se que comprar a melhor cadeirinha de bebê possível é um investimento na segurança de seus filhos.

Como faço para instalar minha cadeirinha de bebê no carro?

A instalação da cadeirinha de bebê para carro pode ser assustadoramente difícil para muitos pais. Da maneira antiga, usando o cinto de segurança, é ainda mais fácil cometer um erro. No entanto, temos boas notícias: o sistema Isofix reduz significativamente esse risco.

Neste vídeo, mostramos como as duas maneiras funcionam e se diferenciam:

Critérios de compra

Para escolher a melhor cadeirinha de bebê para carro, existem vários fatores a considerar. Nem todos os pais e bebês têm as mesmas necessidades, portanto, você deve analisar os seguintes critérios antes de tomar sua decisão:

  • Segurança
  • Sistema de ancoragem
  • Conforto
  • Idades de uso

Segurança

O único propósito da cadeirinha de bebê para carro é manter os pequenos seguros. Portanto, vale a pena escolher cadeiras que foram avaliadas e aprovadas pelo Inmetro. Existem listas e análises comparativas e detalhadas, além de informações essenciais, sempre atualizadas. Recomendamos a pesquisa.

Sistema de ancoragem

No mercado ainda há muitos modelos de cadeirinha de bebê para carro que não são instalados com o sistema Isofix. Se seu carro tiver esse sistema, recomendamos que você escolha um modelo de cadeirinha que seja aprovado.

Apesar de ser mais caro, eles são muito mais seguros. O risco de montar uma cadeira incorretamente é bem menor utilizando este sistema.

Vantagens
  • Mais fáceis de instalar corretamente
  • Encaixa em todos os carros compatíveis
  • Certificado recentemente pelo Inmetro, pode ser obrigatório em breve
Desvantagens
  • Preço bem mais alto
  • Nem todos os carros possuem o sistema tienen Isofix

Conforto

Se você e seu filho viajam de carro com frequência, seu filho passará muito tempo em sua cadeira. É importante que a criança se sinta confortável. Para isto é necessário prestar atenção para que as almofadas sejam macias e transpiráveis.

Além disso, é conveniente que a criança consiga descansar a cabeça na cadeira para que possa dormir melhor.

Idades de uso

Como você deve ter notado em nosso Ranking, existem modelos de cadeirinha de bebê para carro para diferentes faixas etárias. Alguns são ideais para certa idade, outros são mais adequados para outra.

Há ainda cadeirinhas conversíveis que atendem praticamente todos os grupos de peso e podem ser usadas desde o nascimento do seu filho até 10 anos.

Não recomendamos estes modelos, pois geralmente obtêm resultados ruins na avaliação, principalmente quando se trata de garantir a segurança dos recém-nascidos. Além disso, lembre-se de que as cadeirinhas se desgastam com o tempo. É melhor investir em mais de uma cadeirinha de qualidade à medida que seu filho cresce.

Resumo

Comprar uma boa cadeirinha de bebê para carro é investir na segurança do seu filho. Na hora de escolher, leve em conta a regulamentação vigente, verifique se o modelo está de acordo com a Lei das Cadeirinhas, e fique atento também ao sistema de ancoragem.

Em nosso Ranking você pode encontrar diferentes opções que se adaptam às necessidades dos pequenos.

Você deve ter em mente que a primeira cadeirinha de seu bebê não será a única. Seu filho crescerá e a cadeirinha vai se desgastar com o tempo. Procure uma cadeira que se adapte ao crescimento dos pequenos. Seu filho vai passar muito tempo na cadeirinha, por isso certifique-se de que ela é macia e confortável.

Se você gostou do nosso Guia, compartilhe este artigo nas suas redes sociais ou nos deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Melpomen: 60979523/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 4,91 de 5
Loading...