Os pais sabem que não há nada melhor para acalmar, relaxar e distrair os filhos do que o movimento. Aquele balanço que parece automático quando você pega um bebê no colo. Felizmente, ao longo do tempo, os artigos de puericultura são modernizados para facilitar nossas vidas. A cadeira de descanso para bebês é um bom exemplo.

A questão é que bebês crescem e ainda têm aqueles que já nascem bem pesadinhos. Alguns pais certamente já começaram a perceber o cansaço de carregar o bebê, especialmente quando estão crescendo, por um longo tempo para fazê-los dormir ou apenas para acalmar a criança.

Além de te ajudar a passar pelos desafios que acabamos de mencionar, uma cadeira de descanso para bebês também traz muitas vantagens para o desenvolvimento dos pequenos.

O mais importante

  • Os bebês passam a maior parte do tempo deitados, simplesmente observando os arredores. Portanto, oferecer-lhes espaço adequado e confortável é essencial para a criança relaxar e sentir-se confortável.
  • Com a cadeira de descanso para bebês, os pais conseguem fazer com que elas se acalmem mais rapidamente e, além disso, favorecem o desenvolvimento de suas principais habilidades, tanto cognitivas quanto físicas. Sem dúvida, este é um dos acessórios de enxoval mais útil e prático.
  • Antes de escolher qual será a cadeirinha de descanso perfeita para o seu filho, leve em conta aspectos como estrutura, funcionamento, segurança ou os diferentes usos que pode dar a ela. Para ter sucesso nessa escolha, antes de qualquer coisa, você precisa se informar.

Ranking: As melhores opções de cadeira de descanso para bebês

Para os filhos, os pais sempre querem o melhor. E se é algo que eles vão usar durante várias horas do dia, não se pode economizar em qualidade. Para facilitar sua escolha e evitar muitas indecisões, selecionamos as melhores cadeiras de descanso para bebês que podem ser encontradas no mercado hoje.

1º – Cadeira de descanso para bebês Fisher Price, Mattel

Este é um modelo simples, mas muito eficiente para o objetivo principal, deixar o bebê entretido e muito bem acomodado. A cadeirinha possui um assento fixo, com barra de brinquedos pendurados, repleta de bichinhos simpáticos. Possui um dispositivo para suave vibração em dois níveis e sons que podem ser ativados ou não.

Conforme a criança cresce, você pode adaptar a cadeirinha de descanso transformando-a em um balanço divertido e seguro. Basta remover a barra de brinquedos e converter o assento em um balanço. Recomendado para crianças de até 18 kg.

2º – Cadeira de descanso para bebês Tiny Love

Essa cadeira de descanso para bebês é multifuncional, já que pode se transformar em um moisés e proporcionar uma soneca tranquila para a criança. Além da vibração que acalma o bebê ela possui 3 ajustes de inclinação e movimento suave de balanço. Música relaxante ou animada e luzes são algumas opções para incrementar as inúmeras funcionalidades.

A almofada com laterais levantadas e macia oferece um ambiente seguro e aconchegante. O tecido pode ser lavado na máquina. O brinquedo eletrônico acoplado pode ser ativado pelos pais ou pelo choro do bebê e fica em uma haste sob a cadeirinha. Essa peça pode ser removida para que os pais tenham acesso a criança com mais facilidade. Indicado para crianças até 18 kg.

3º – Cadeira de descanso para bebês Bouncer Sunshine Baby Safety 1st

Mais uma vez os animais com seus tons de cores vibrantes fazem a alegria das crianças. A barra de bichinhos é apenas uma das características dessa cadeira de descanso para bebês que possui duas posições, sentado ou deitado, para acomodar seu bebê. Ela vem com sistema de luzes, sons e vibração que divertem e acalmam.

Além disso a cadeirinha tem uma capota retrátil removível e cinto de segurança de 5 pontos. Acompanha também um mosquiteiro fácil de instalar, para proteção extra contra insetos em passeios ao ar livre.

4º – Cadeira de descanso para bebês Mamaroo  4moms

Os amantes de tecnologia vão se encantar por este modelo que pode ter os movimentos controlados por tablet ou smartphone. Possui 5 tipos de variações de velocidades e direção do balanço. Além de esteticamente atraente, essa cadeira de descanso para bebês é confortável e bastante segura. Feito em tecido e PVC, é recomendado para uso desde recém-nascidos até crianças de 11,3 kg.

Ela tem também uma barra de atividades com móbile ajustável e reclinável que incluem pelúcias removíveis. Acompanha sons da natureza para relaxar o bebê, mas você também pode escolher sua própria playlist já que a cadeira pode ser conectada a um MP3 player ou ao smartphone.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a cadeirinha de descanso para bebês

Quantas voltas damos a cada compra de produtos, acessórios e os mais variados itens para os nossos filhos não é mesmo? E isso faz todo sentido, pois é importante que conheçamos bem os produtos que oferecemos aos pequenos para garantir que sejam adequados para idade e atendam as expectativas. Para esclarecer todas as dúvidas sobre cadeira de descanso para bebês, respondemos as perguntas mais frequentes.

Bebê dormindo em cadeirinha.

As cadeirinhas de descanso para bebês estão sujeitas a normas e regras que garantem a sua segurança. (Fonte: Famveldman: 29702510 / 123rf.com)

O que é cadeira de descanso para bebê e quais são as vantagens de usá-la?

Cadeira de descanso para bebês é um item de puericultura projetado para oferecer à criança um espaço confortável e seguro para passar parte do seu tempo. O uso deste tipo de produtos traz muitas vantagens para seus filhos, mas a grande verdade é que a cadeirinha facilita muito mesmo é a vida dos pais. Vamos ver isso mais claramente em uma tabela:

Vantagens
  • É um espaço alternativo, que não seja apenas o carrinho ou berço para o bebê passar o tempo
  • O movimento acalma o bebê e o ajuda a relaxar
  • Muito eficaz para bebês com cólica
  • Servem também como entretenimento, pois podem incluir diferentes tipos de brinquedos
  • Favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e físicas
Desvantagens
  • É um local seguro para deixar o bebê enquanto os pais realizam outras tarefas
  • São portáteis
  • Ajudam a acalmar o bebê

A cadeira de descanso para bebês é um acessório muito completo que pode trazer múltiplas vantagens e facilitar a maternidade. Essas são as principais razões pelas quais hoje é praticamente impossível encontrar uma casa com crianças em que não haja uma delas, pois ela se tornará, ao mesmo tempo, uma aliada para os pais e um dos lugares favoritos do bebê. Claro que o colo, será sempre o preferido.

Que tipos de cadeira de descanso para bebês existem?

Para falar sobre os tipos de cadeira de descanso de bebês, devemos primeiro diferenciar alguns aspectos. Primeiro, separamos entre balanço interno e externo. Enquanto o primeiro é usado ​​quando o bebê ainda é menor, o segundo têm a forma de um balanço mesmo e são recomendados para crianças mais velhas.

Por outro lado, uma das características fundamentais das cadeirinhas de descanso de bebê é o balanço ou o movimento que elas realizam. Esta função está justamente relacionada a eficácia desses artigos, pois é responsável por acalmar e relaxar os pequenos. Dependendo da origem desta função, podemos diferenciar entre diferentes tipos de balanço:

  • Com balanço natural: Resultado da inércia do próprio movimento. Neste caso, são os pais que ativam o equilíbrio exercendo pressão sobre a cadeira e então a inércia cuida do resto.
  • Cadeira com apoio: Com um design muito minimalista, consiste apenas em um assento preso a uma base que permite um balanço gradual. Graças ao seu amortecimento, o movimento é agradável.
  • Balanço aéreo: É uma estrutura mais ou menos alta a partir da qual os acessórios que sustentam a cadeira e consequentemente o bebê, se movem como um pêndulo.
  • Balanço automático: A mais moderna. Têm velocidades diferentes e, as mais sofisticadas, têm até mesmo um sensor que identifica se o bebê dormiu e interrompe o movimento.

Por último, podemos mencionar a opção de brinquedos na cadeira de descanso para bebês. Nesse sentido, diferenciamos entre aqueles que possuem elementos de entretenimento e aqueles que não possuem.

A escolha de um ou outro modelo é completamente subjetiva. Só se deve levar em conta as necessidades e escolher o que melhor se adapta a elas. Avaliando o custo-benefício, muitas vezes você pode adquirir a cadeirinha sem os brinquedos e acrescentar móbiles ou outros brinquedos da preferência do seu bebê.

Mónica GonzálezEditora no site mibebeyyo.es

“A cadeirinha de descanso, como a rede, permite que você mantenha o bebê em um lugar seguro e confortável enquanto os pais fazem a lição de casa: preparar o jantar, colocar uma máquina para lavar roupa, limpar… Ou, simplesmente, enquanto relaxa no sofá.”

A cadeira de descanso para bebês é segura?

É natural que os pais, de início, tenham medo de deixar o filho em um lugar que se move sozinho. Embora seja verdade que, se não for feito uso adequado, as cadeirinhas podem ser perigosas, a maioria delas inclui todas as medidas de segurança necessárias. Estes são alguns dos aspectos que devemos avaliar sempre em uma cadeira de descanso para bebês:

  • Se o fabricante da cadeirinha de descanso estabeleceu um peso máximo recomendado.
  • Se você for usar com bebês recém-nascidos, certifique-se que existe a opção de colocar a cadeira em uma posição de descanso adequada para eles (mais horizontal).
  • Se o balanço da cadeirinha é moderado ou se é muito abrupto causando irritação e náuseas no bebê.
  • Se tem uma assento com acabamento flexível, sem bordas duras e que seja confortável nas costas.
  • É muito importante que venha com cinto de segurança para evitar que o bebê se mova ou escorregue da posição ideal.
  • Se a base é larga e não há possibilidade de tombar a cadeira com os movimentos da criança.

Se a cadeirinha de balanço que você escolher atender a todos esses requisitos, não precisa se preocupar com segurança. É claro que a cadeirinha é um lugar seguro para deixar o bebê, mas se deve estar ciente que não se pode perder a criança de vista nem um único minuto enquanto você faz suas tarefas.

Para quais idades é recomendada a cadeira de descanso para bebês?

Embora cada criança seja única no mundo e não exista uma idade fixa e universal, na qual se recomenda usar a cadeirinha de descanso para bebês, podemos dar algumas noções gerais. Alguns modelos são projetados até mesmo para recém-nascidos, desde que tenham uma inclinação ideal durante estes primeiros meses, quando os bebês ainda não sentam sozinhos e precisam de suporte.

Portanto, você pode usar a cadeirinha a partir do momento que quiser. Por outro lado, a idade máxima será determinada segundo dois fatores: o peso máximo suportado pela cadeira e a vontade da própria criança.

Vai chegar um momento em que o bebê não vai mais aceitar ficar sentado o dia todo e isso significa que chegou a hora de explorar o mundo, treinar os primeiros passos e engatinhar. É muito importante não exceder o peso indicado.

Bebê dormindo em cadeirinha.

Lembre-se que o bebê deve ter sempre supervisão adequada. (Fonte: Dmitrii Kotin: 51515818 / 123rf.com)

Quais cuidados devem ser tomadas com o uso da cadeira de descanso para bebês?

Como já alertamos antes, embora a cadeirinha de descanso para bebês seja completamente segura para o uso das crianças, vale a pena tomar certas precauções. Além, é claro, ler atentamente as instruções do fabricante sobre montagem e pesos máximos. Estas são algumas das dicas que podemos lhe dar:

  • Certifique-se sempre de que os pés e todos os suportes estão bem colocados antes de apoiar o bebê.
  • Coloque a cadeirinha em chão firme e plano, nunca em lugares altos.
  • Embora as cadeirinhas sejam projetadas para suportar os movimentos da criança, não tire os olhos do seu bebê, crianças fazem coisas surpreendentes e as investidas deles podem acabar tombando a cadeira.
  • Afivele o cinto de segurança corretamente e use-o todas as vezes que colocar a criança na cadeira.
  • Mantenha o assento da cadeira sempre em boas condições, tanto de limpeza quanto de manutenção.
  • Nunca exceda o peso máximo definido pelo fabricante, pode ser perigoso para o bebê.

Estas dicas simples são para garantir que seja feito o uso adequado da cadeirinha e que as crianças possam se divertir com total segurança e conforto. Também é recomendável verificar antes de cada uso se a cadeirinha está em boas condições e substituí-la se estiver com algum problema ou muito desgaste.

Existe algum normativa que regule a cadeira de descanso para bebês?

Tal como os demais dos artigos de puericultura, a cadeira de descanso para bebês também está sujeita a regulamentos que garantem a sua segurança e a sua adequação para uso das crianças.

Estas normativas estão bem claras e desenvolvidas nos Estados Unidos e na União Europeia, (UNE-EN 16232: 2014 + A1: 2019 – artigos de puericultura. Cadeirinhas para bebês). No Brasil, o Inmetro trabalha na reformulação de um regulamento específico que deve ser lançado em 2020.

Anônimo

“As joias mais preciosas que você terá no pescoço são os braços do seu bebê.”

O que é indispensável em uma cadeira de descanso para bebês?

Com a quantidade de modelos diferentes que podemos encontrar hoje no mercado, há momentos em que é difícil optar por um. Seguindo a opinião de especialistas e pais que os utilizaram, podemos estabelecer uma lista dos “essenciais” que uma cadeira de descanso para bebês deve ter para ser completamente útil e prática:

  • Uma base larga que fornece estabilidade suficiente.
  • Um cinto de segurança que cumpra os regulamentos.
  • Um assento acolchoado e confortável.
  • Acessórios e itens de entretenimento.

Se você tem todos esses aspectos, não procure mais, é o balanço ideal. Para esta lista, você também pode adicionar a presença de um toldo no caso de usá-lo ao ar livre. Já sabemos como a pele dos bebês é sensível e como a exposição ao sol por muito tempo pode ser prejudicial.

Quais acessórios uma cadeira de descanso para bebês pode ter?

Além do toldo já mencionado, para o uso das cadeirinhas ao ar livre, existem outros acessórios que podem ser muito práticos, enquanto o bebê está acomodado na sua cadeirinha. Estes acessórios podem ser incluídos quando você comprar a cadeirinha ou separadamente e adaptar na cadeira.

Os acessórios que fazem o maior sucesso entre os pequenos são aqueles que emitem luzes e sons. Eles geralmente vêm na forma de um cinto, que é colocado de uma extremidade à outra da cadeira e permite que o bebê alcance facilmente cada um deles. Estes tipos de acessórios favorecem tanto a diversão como o desenvolvimento das crianças.

Imagem de bebê dormindo em cadeirinha branca.

A cadeirinha de descanso para bebê deve estar em uma superfície completamente plana. (Fonte: Famveldman: 29967773 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Quando se compara modelos diferentes de um artigo para o bebê, é necessário observar vários aspectos que podem determinar sua escolha. Esses aspectos vão depender das necessidades que procura atender e dos seus gostos. Em seguida, explicamos os critérios de compra para a cadeira de descanso para bebês:

  • Segurança
  • Durabilidade
  • Tipo de balanço
  • Acessórios
  • Material

Segurança

A primeira coisa a considerar é, claro, a segurança. Além da cadeira em conformidade com as normas vigentes sobre artigos de puericultura, é importante que seja resistente e forte. Com “resistente e forte”, não queremos dizer grande ou chamativo, mas que dê a impressão de não quebrar facilmente e de apoiar os movimentos da criança.

Certifique-se de que o modelo escolhido tenha um cinto de segurança que sempre mantenha o bebê na posição correta. O cinto ideal deve ter pelo menos três pontos de fechamento. Embora a maioria tenha, vale a pena conferir. Abaixo desse número, não podemos garantir que a criança não se solte sozinha.

Elizabeth StoneEducadora e presidente da American Library Association

“Tomar a decisão de ter um bebê é decidir ter seu coração saindo do seu corpo para sempre.”

Durabilidade

Com a quantidade de itens de cuidados infantis que é preciso comprar durante os primeiros anos dos filhos, quanto mais eles durarem, melhor. No caso da cadeira de descanso para bebês, o tempo médio que eles vão usar é entre dois e quatro anos de idade. O ideal seria poder usar o mesmo durante todo esse tempo, sem comprar vários.

Para fazer isso, você deve olhar para o peso máximo estabelecido pelo fabricante. Quanto maior o peso máximo suportado, mais tempo poderá usar a mesma cadeirinha. Os mais duráveis ​​geralmente são em torno de 18 ou 20 kg (cerca de cinco anos). Com essa faixa de abrangência, você pode ter certeza de que o bebê vai querer andar muito antes disso.

Tipo de balanço

Antes temos que explicar os diferentes tipos de balanço que a cadeirinha de descanso para bebês pode ter. Este critério depende mais do gosto dos pais e do bebê. Não se pode estabelecer uma escala na qual um tipo de balanço seja melhor que o outro, pois não seria real. A única coisa que podemos mencionar são as diferenças entre cada um.

No entanto, é melhor ter uma cadeirinha que tenha um sistema de balanço automático que possa ser ajustado. Dessa forma, pode-se ajustar o movimento exato que o bebê precisa o tempo todo e à medida que cresce. Embora, no entanto, o balanço manual também possa ser regulado.

Acessórios

O bebê passa muito tempo na cadeirinha de descanso, por isso é aconselhável ter um acessório que favoreça o seu entretenimento. Embora os pequenos simplesmente se surpreendam ao olhar em volta, incluir complementos que, além de divertir, trazem benefícios ao desenvolvimento cognitivo e físico da criança, é ótimo.

Geralmente, esses acessórios vêm na forma de um arco de peças ou brinquedos, que são colocados de um extremo ao outro da cadeirinha. Assim, os bebês alcançam cada um dos brinquedos e aprendem enquanto se divertem. Os acessórios que as crianças mais gostam são aqueles com músicas ou texturas diferentes.

Bebê sorrindo deitado.

Os acessórios mais aceitos pelos pequenos são aqueles que emitem luzes e sons. (Fonte: Sam74100: 26667306 / 123rf.com)

Material

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o material. Nesse sentido, você deve levar em consideração dois aspectos diferentes. Por um lado, que os materiais com os quais se fabrica a cadeira de descanso para bebês sejam resistentes e duráveis, mas não tóxicos ou nocivos (livres de bisfenol A, por exemplo).

Além disso, é importante que o assento da criança seja de tecido. Dessa forma, você pode lavar a capa do assento quantas vezes for necessário e proporcionar ao bebê um espaço sempre limpo e adequado. Também leve em consideração que essa parte do balanço é respirável, para que o bebê fique confortável.

Resumo

A cadeira de descanso para bebês chegou para facilitar a vida dos pais durante os primeiros anos dos filhos, onde os dias são um pouco complicados. Graças a estes artigos de cuidados infantis muito práticos, se oferece à criança um espaço para descansar com conforto, segurança e independência.

Essa cadeira de descanso para bebês traz benefícios para os pais e filhos, sabemos que uma pequena ajuda nunca é demais. Leve em conta questões de segurança e precaução antes de usar esses produtos, e nunca esqueça que a atenção e cuidado de um adulto é sempre obrigatória. Você e seu bebê vão se apaixonar!

Se você gostou do nosso Guia sobre a cadeira de descanso para bebês, compartilhe-o nas redes sociais ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Dmitrii Kotin: 51515818 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...