Um brinquedo de madeira é sempre icônico e atemporal. Eles têm feito a diversão das crianças de todas as idades durante séculos. É claro que um brinquedo de madeira atualmente é muito mais do que os blocos coloridos que lembramos de nossa própria infância. A versatilidade do material permite uma enorme diversidade de produtos no mercado.

Um bom brinquedo de madeira contribuirá para o desenvolvimento do seu pequeno e proporcionará horas de diversão. Independentemente da idade do seu filho ou filha, você encontrará o brinquedo de madeira perfeito. Neste artigo, vamos ajudá-lo a encontrar o melhor brinquedo de madeira, com potencial para se tornar um dos favoritos e mais utilizados.

O mais importante

  • Um brinquedo de madeira não é apenas para bebês e crianças. Graças à versatilidade do material, eles são muito diversos e podem ser encontrados para todas as idades.
  • A simplicidade desses brinquedos é exatamente o que os torna tão atraentes. Eles estimularão as habilidades motoras finas de seus filhos e despertarão a imaginação deles.
  • Eles não prejudicam o meio ambiente, já que a madeira é um material orgânico e biodegradável. Inclusive, muitos deles podem ser reciclados.

Ranking: O melhor brinquedo de madeira do mercado

Ao pensar em brinquedos de madeira, você pode se lembrar dos blocos coloridos com os quais brincou na infância. Embora estes brinquedos ainda entretenham as crianças até hoje, os brinquedos de madeira que estão no mercado são muito mais do que isso. A seguir, apresentaremos os melhores modelos de brinquedo de madeira.

1º – Caixa De Música Robotime 3d Steampunk

Você e seu pequeno poderão criar seu próprio robô de madeira com este incrível kit de construção. A montagem do modelo garante horas de diversão. Este adorável androide funciona como uma caixa de música de manivela. Além disso, emite luz no peito e movimenta os braços e as pernas; graças às engrenagens montáveis.

Esse modelo é um robô clássico, mas há muitos personagens para você escolher. Os fãs de quebra-cabeças vão se apaixonar por este brinquedo. É mais aconselhável para crianças a partir de 8 anos, adolescentes e até adultos. Como contém partes pequenas, recomendamos mantê-lo fora do alcance de crianças menores de três anos de idade.

2º – Quebra-Cabeça Geométrico Carlu Brinquedos

Esse quebra-cabeças de peças de madeira estimula o raciocínio lógico, a percepção visual e espacial, além de auxiliar no aprendizado das formas geométricas. Contém 30 peças coloridas e de formas variadas, pintadas em uma das faces com tinta ultravioleta atóxica, que se encaixam e formam o quebra-cabeça.

As peças são fabricadas em M.D.F com fundo em baixo relevo. Esse conjunto de peças é recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade e promete divertir e ensinar os pequenos por muitas horas. O custo-benefício desse brinquedo de madeira é excelente.

3º – Prancha de Seleção Carlu Brinquedos

Esse brinquedo de madeira ajuda no desenvolvimento dos primeiros conceitos de cor, tamanho, forma. Através da seleção, as crianças aprendem a nomear e identificar as formas geométricas, estimulando a coordenação visomotora.

O kit é confeccionado em M.D.F. e contém 16 peças geométricas coloridas, divididas em 4 formas (quadrado, retângulo, triângulo e círculos). É recomendado para crianças a partir de 3 anos de idade e os compradores destacam a qualidade e a utilidade do produto.

4º – Brincando de Engenheiro, Xalingo

Os blocos de madeira são brinquedos clássicos e divertidos para inúmeras gerações de crianças, há vários séculos. Sem dúvida, eles são essenciais em qualquer baú de brinquedos. Este maravilhoso brinquedo pode ser simples, mas é extremamente benéfico para as crianças mais novas.

Eles estimulam o desenvolvimento de habilidades motoras finas e permitem a descoberta de cores, formas e tamanhos. As construções resultantes se tornarão mais elaboradas à medida que seu filho descobrir as propriedades de cada peça. O kit que apresentamos contém 200 peças confeccionadas em madeira reflorestada e tinta atóxica, que permitirão que a imaginação de seu pequenino voe.

5º – Torre Inteligente Carlu Brinquedos

Mais um brinquedo de madeira que, além de divertir, ajuda no desenvolvimento da capacidade de observação e de análise da criança, na coordenação motora fina e nas habilidades visomotoras. Se a torre for mal montada ela irá despencar.

Confeccionado em madeira e M.D.F., contém 18 placas e 45 cilindros de madeira coloridos e pintados com tinta atóxica. Os compradores ressaltam a utilidade do produto no desenvolvimento das crianças. Possui um excelente custo-benefício, bastante acessível para a maioria das pessoas e promete divertir toda a família. Recomendado para os pequenos a partir de 3 anos de idade.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre um brinquedo de madeira

A madeira é um material extremamente versátil. Graças a isso, há uma enorme diversidade de brinquedos de madeira atualmente no mercado. Portanto, muitas perguntas podem surgir durante sua procura pelo produto perfeito. Nesta seção, responderemos a algumas das perguntas mais frequentes dos pais sobre os melhores modelos de brinquedo de madeira, continue conosco.

Imagem de criança brincando com brinquedos no chão.

Os brinquedos de madeira continuam a oferecer inúmeros benefícios para crianças de todas as idades. (Fonte: Oksana Kuzmina: 35163183 / 123rf.com)

Por que ter um brinquedo de madeira?

Ainda que neste artigo nos concentremos em crianças pequenas, os brinquedos de madeira trazem inúmeros benefícios para crianças de todas as idades. Seu valor reside justamente em sua simplicidade e versatilidade. Independentemente do produto escolhido, o brinquedo de madeira contribuirá para o desenvolvimento do seu pequeno em muitos níveis:

  • Despertam a imaginação: Até mesmo os brinquedos de madeira mais simples podem fazer com que a imaginação das crianças se desenvolva grandemente. O que para nós pode parecer um simples bloco retangular, é muito mais do que isso aos olhos dos pequenos. Pode se tornar um carro, um personagem, até mesmo o primeiro tijolo de um grande prédio.
  • Eles contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras finas: Graças ao fato de serem um pouco mais densos e pesados do que os brinquedos de plástico, eles estimulam o desenvolvimento motor de uma maneira diferente. Brincar com madeira, especialmente com blocos, permite explorar conceitos como equilíbrio e gravidade, e aprender comparando tamanho, forma e peso.
  • Promovem a concentração: Muitos dos brinquedos que apresentamos implicam em tarefas a serem cumpridas: construir uma cidade com blocos, um castelo, montar um robô. Isso estimula a concentração e a capacidade de resolver problemas. Seu filho vai se divertir por horas sem a necessidade de luzes fortes ou sons altos.

Para quais idades um brinquedo de madeira é recomendado?

Os brinquedos clássicos, como os blocos de construção, tendem a ser destinados a crianças pequenas, de alguns meses a cinco anos de idade. No entanto, graças à versatilidade do material, você encontrará brinquedos de madeira para todas as idades. Existem até para adultos e para toda a família.

Faixa etária Necessidades e tipo de brinquedo Exemplos do Ranking
De 0 a 4 anos de idade Brinquedos fáceis de pegar. Peças coloridas, grandes e de formas diversas Blocos de madeira, “Prancha de seleção”
De 5 a 10 anos de idade Brinquedos que simulam objetos da vida cotidiana, que permitam explorar o mundo de forma segura Brincando de engenheiro
De 10 a 16 anos de idade Brinquedos de construção ou de análise. Brinquedo desafiador, que represente um projeto a ser completado Modelo de construção Robotime
Para toda a família Brinquedos simples. Que permitam uma diversão competitiva, fácil de compreender, porém viciante Torre inteligente

Um brinquedo de madeira prejudica o meio-ambiente?

Um dos atrativos dos brinquedos de madeira é que eles são uma opção mais ecológica. Eles tendem a durar muito tempo e podem ser passados de geração para geração, diferente de muitos brinquedos tecnológicos. Como a madeira é um material orgânico, a maioria dos brinquedos feito desse material é geralmente biodegradável. Além disso, muitos podem ser reciclados.

Naturalmente, produzi-los requer a derrubada de árvores. No entanto, muitos brinquedos são feitos de madeira reciclada ou de pedaços de madeira usados para fazer outros produtos. Apesar disso, seu impacto ambiental total ainda é menor do que o dos brinquedos de plástico produzidos em massa.

Pai e filhas brincando.

Lembre-se que os brinquedos de madeira com pequenas peças soltas podem representar um perigo para as crianças mais novas. (Fonte: Jozef Polc: 47049516 / 123rf.com)

Um brinquedo de madeira é divertido?

Claro! A simplicidade deste tipo de produto pode preocupar os pais. Os brinquedos não exigem luzes brilhantes ou mecânicas complicadas para fascinar as crianças. As cores marcantes e a diversidade de formas podem estimular uma criança tanto quanto ou até mais do que as funções eletrônicas de um brinquedo de plástico.

As crianças mais novas podem se divertir durante horas construindo edifícios ou cidades inteiras com apenas um conjunto de blocos de madeira. Eles são sempre uma ótima ideia para estimular diversas habilidades em cada fase do desenvolvimento da criança, ao mesmo tempo em que oferecem entretenimento e diversão por muitas horas aos pequenos.

foco

Lembre-se de que a imaginação das crianças é infinita e que não deve ser subestimada.

Um brinquedo de madeira é seguro?

Os produtos de madeira de qualidade são perfeitamente seguros. Como acontece com qualquer outro brinquedo destinado aos seus filhos, é importante tomar certas precauções. Se o brinquedo tiver peças pequenas, recomendamos que você monitore a brincadeira. Crianças menores de três anos não devem brincar com brinquedos que contenham pequenas peças, sejam elas de madeira ou não.

Ao receber seu produto, tente verificar se todas as peças estão bem aderidas. Antes de comprar, também recomendamos que você verifique se a tinta é atóxica. Algumas tintas usadas em produtos baratos podem conter metais pesados, como o chumbo. Felizmente, as marcas mais estabelecidas no mercado utilizam tinta à base de água.

Menina com seus brinquedos em volta.

Se o brinquedo contiver peças pequenas, recomendamos que você monitore a brincadeira de seu filho. (Fonte: famveldman: 40446178 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Apesar de simples, os brinquedos de madeira trazem muitos benefícios no desenvolvimento de seu filho. Queremos ajudá-lo a encontrar o modelo ideal, com potencial para se tornar a joia do baú de brinquedos de seu filho ou filha. Para encontrar brinquedos divertidos e de qualidade, você deverá levar em consideração os seguintes critérios:

  • Idade de seu filho ou filha
  • Tipo de madeira
  • Versatilidade do brinquedo
  • Qualidade dos materiais
  • Design

Idade de seu filho ou filha

Como mencionado na seção anterior, existem brinquedos de madeira adequados para todas as idades. No entanto, cada faixa etária tem necessidades diferentes. Blocos coloridos estimulam muito os bebês e as crianças. Crianças com mais de 4 anos requerem brinquedos mais complexos e que despertem a imaginação.

A maioria dos modelos de brinquedo de madeira são criados para crianças pequenas. Pré-adolescentes e adolescentes tendem a se interessar menos por eles e costumam procurar outras atividades mais maduras. Portanto, encontrar um brinquedo de madeira para eles é mais difícil. Procure produtos que representem um desafio ou que permitam algum tipo de jogo competitivo junto com a família.

Meninos brincando no chão.

Os brinquedos de madeira têm distraído as crianças durante séculos e não é surpreendente que eles mantenham sua popularidade até hoje. (Fonte: Oksana Kuzmina: 53851907 / 123rf.com)

Tipo de madeira

Brinquedos de madeira podem ser feitos com diferentes tipos de madeira. A maioria dos modelos de alta qualidade é fabricada com madeira maciça. Brinquedos mais baratos usam madeira comprimida. Esses produtos são criados usando colas que podem ser tóxicas. Por isso, vale mais a pena investir em um brinquedo de madeira de qualidade.

Se você se preocupa com o meio ambiente, procure produtos feitos com madeiras sustentáveis. O bambu, por exemplo, cresce rapidamente e é muito resistente. Isso permite que as plantas usadas para produzir esse tipo de madeira sejam constantemente substituídas.

foco

Se o brinquedo é para o seu bebê morder, recomendamos macieira ou madeira de faia.

Versatilidade do brinquedo

Como mencionamos na seção anterior, a simplicidade é precisamente a principal vantagem dos brinquedos de madeira. Muitos dos produtos desta categoria são brinquedos abstratos, como blocos de madeira. Eles podem ser usados de muitas maneiras diferentes. Essa versatilidade estimula a imaginação das crianças.

Brinquedos mais estruturados têm seus objetivos, regras e uso mais ou menos definidos. Ambos os tipos de brinquedos são excelentes, mas cumprem diferentes funções. Vale a pena alternar o uso entre brinquedos abstratos e brincadeiras estruturadas com regras. Em sua lista de compras, inclua produtos que satisfaçam ambas as necessidades da criança.

Imagem de trem de madeira e outros brinquedos ao fundo.

Se você se preocupa com o meio ambiente, procure por produtos feitos com madeiras sustentáveis. (Fonte: Mikhail Rulkov: 46165484 / 123rf.com)

Qualidade dos materiais

Prestar atenção à qualidade dos materiais é de suma importância. Isto é especialmente importante quando os brinquedos são coloridos. Muitas marcas especificam que usam tintas atóxicas.

Vale a pena verificar se as peças estão firmes e bem coladas umas às outras. Brinquedos de madeira com pequenas peças soltas ou removíveis podem representar um perigo para as crianças menores. Além disso, é importante que os cortes e acabamentos das peças sejam de qualidade para que as crianças não se machuquem com a madeira.

Design

Uma das maiores atrações dos brinquedos de madeira é que eles geralmente são lindos. Seu charme reside na simplicidade de seu design. Muitos preservam o estilo nostálgico dos brinquedos de infância. Eles vêm em formas simples e tendem a ter cores brilhantes ou, também, manter a cor natural da madeira.

Mesmo os mais modernos mantêm um estilo minimalista e marcante. Um exemplo disso é o castelo de madeira. Recomendamos avaliar o design e a coloração do brinquedo de madeira que você pretende comprar, especialmente ao procurar produtos para os bebês e para as crianças pequenas.

Resumo

Brinquedos de madeira têm distraído as crianças durante séculos e não é surpreendente que eles mantenham sua popularidade até hoje. Seu valor e atratividade estão em sua simplicidade. Brinquedos simples como blocos coloridos podem distrair a criança durante muitas horas. Eles estimulam a imaginação e contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras.

As possibilidades oferecidas pela madeira são infinitas. Graças a isso, você pode encontrar modelos de brinquedo de madeira para bebês, crianças, adolescentes e até para adultos. Além disso, o material do qual são feitos não é prejudicial para o meio-ambiente, pois é orgânico e biodegradável. Um brinquedo de madeira que seja de qualidade, se tornará a joia do baú de brinquedos de seu filho.

Se você gostou do nosso Guia sobre o brinquedo de madeira, compartilhe este artigo em suas redes sociais ou deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Choreograph: 49210539 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...