O berço portátil é um item essencial para se viajar com um bebê. Em geral, devido ao seu tamanho, peso e simplesmente por não ser projetado para ser transportado de um lugar para outro, os berços convencionais não são muito adequados para realizar uma viagem. Por este motivo, é essencial ter um modelo portátil e leve, projetado especificamente para o translado.

Durante os primeiros meses de vida, os bebês só querem saber de comer e dormir. Eles passam a maior parte do tempo dentro do berço. Se você está planejando um passeio de fim de semana ou simplesmente passar a noite fora, possuir um berço portátil é indicado. Neste Guia, oferecemos recomendações e diretrizes para a sua escolha.

O mais importante

  • Os berços portáteis são projetados para que os bebês durmam confortavelmente, como se estivessem em casa.
  • Eles geralmente são itens leves e dobráveis, portanto, quando não são usados, ocupam muito pouco espaço, já que são projetados para caber no porta-malas.
  • A maioria dos berços é acompanhada por uma bolsa para facilitar o transporte.

Ranking: os melhores berços portáteis

Como o nome sugere, os berços de viagem são itens que não devem faltar no enxoval do bebê se você deseja viajar. Sua principal qualidade é que eles possuem a mesma funcionalidade dos convencionais, mas são dobráveis e fáceis de manusear. A seguir, falamos sobre alguns dos melhores modelos de berços portáteis do mercado.

1º – Berço portátil desmontável Cielo

Este berço é muito fácil de montar e desmontar, sendo adequado para usar em casa ou para viagens, sendo um produto prático e seguro para o bebê dormir e brincar, já que pode ser usado como berço ou cercado.

Está disponível em várias cores (vermelho e cinza, azul ou marrom e verde), e vem com uma série de acessórios, como tela de mosquiteiro, trocador e uma bolsa para transportar o berço desmontado.

Possui também um sistema de luzes, vibrações e sons que ajudam a distrair e relaxar o bebê. Quando desmontado, as dimensões são de 24x24x79 cm, e quando montado são de 76x76x110 cm. Suporta até 12 kg.

2º – Berço portátil Toybar Cosco

Este berço portátil possui dois níveis de altura para o colchonete, permitindo que ele seja usado como cercado ou berço. Seu colchão é impermeável para facilitar a limpeza, e ele vem com cortinado e um móbile de ursinhos para manter o bebê entretido e protegido contra insetos.

Possui um bolso lateral para guardar fraldas, talcos ou outras coisas do bebê, e possui rodinhas com gancho de travamento para facilitar o translado. Vem também com uma bolsa de transporte. Possui dimensões de 78x23x23 cm desmontado, 76x102x110 montado, e pesa cerca de 10 kg. Pode ser utilizado por crianças de até 15 kg.

3º – Berço portátil Galzerano

Este berço portátil suporta crianças de até 18 kg, o que é mais do que a maioria das opções. Tem dimensões internas de 60 de altura, 67 de largura e 93 cm de comprimento. Já as medidas externas são 79 de altura, 70 de largura e 1 metro de comprimento. Ele pesa cerca de 9 kg.

Possui colchonete de espuma revestido e impermeável e bolso lateral porta-objetos. O tecido é 100% poliamida e possui 2 regulagens de altura do colchão.

4º – Bolsa maternidade e cama / Berço portátil

A grande diferença deste berço portátil é o fato de ele ser, ao mesmo tempo, uma bolsa maternidade, com diversos compartimentos para guardar fraldas e outros objetos do bebê ou mesmo da mãe, mas também poder ser aberta e desdobrada tornando-se uma cama para a criança.

O fato de não possuir uma estrutura faz com que pese menos de 2kg e seja extremamente compacto, medindo apenas 35x35x15 cm quando fechada. Isto faz com que esta opção seja extremamente simples de transportar e montar.

Este berço portátil é mais indicado para levar o bebê em passeios ou eventos sociais do que para longas viagens, onde uma opção mais robusta e de maior conforto seria mais indicada.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre berços portáteis

Antes de escolher um berço portátil, é importante conhecer um pouco mais sobre estes itens. Eles o acompanharão durante os primeiros anos da criança, e por este motivo, é necessário aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre eles. Abaixo, mostramos as dúvidas mais frequentes dos pais sobre os berços portáteis.

Bebê bocejando dormindo ao lado de coelhinho de pelúcia

O repouso do bebê é essencial pelo seu bem-estar.
(Fonte: Famveldman: 31615579/ 123rf.com)

Berços portáteis são substitutos temporários para os berços que os bebês usam no seu dia a dia. Como você sabe, durante os primeiros meses de vida, os bebês passam a maior parte do seu tempo dormindo.

Se você estiver indo passear ou planeja fazer uma viagem com ele, ter um berço portátil será muito útil, pois eles são muito mais fáceis de transportar.

Assim como os carrinhos de bebê se dobram em poucos segundos, os berços portáteis são projetados para fazer o mesmo. Eles têm as vantagens de poderem ser montados ou dobrados com pouco esforço, caberem em qualquer lugar e serem bem mais leves que os convencionais. E tudo sem comprometer o conforto, tão necessário para o descanso do bebê.

Bebê sorridente num berço

Os berços portáteis são mais versáteis que os convencionais.
(Fonte: Famveldman: 53287918/ 123rf.com)

Berço portátil desmontável x dobrável. Quais são melhores?

Existem basicamente dois tipos de berço de viagem: Os desmontáveis e os dobráveis. Ambas as opções são indicadas como um segundo berço, isto é, para situações em que você não pode usar o berço habitual do bebê. Os desmontáveis consistem de várias partes que terão que ser encaixadas para o uso.

No entanto, a montagem geralmente não é muito complicada e, na maioria dos casos, será uma questão de minutos. Geralmente, eles possuem extensões que são removíveis. Já os berços dobráveis possuem um corpo que se dobra para ser guardado. Para usá-los, eles devem ser destravados com um botão ou outro sistema.

Tipo de berço portátil Vantagens Desvantagens
Dobrável Mais prático e rápido de montar Menos resistente, o colchão costuma ser muito fino
Desmontável Mais resistente e estável Mais pesado e difícil de transportar

Existe alguma legislação para os berços portáteis?

Tanto os berços convencionais quanto os berços portáteis são feitos para o descanso do bebê. Por isso, seu uso é regulamentado por certas legislações. Em particular, a Portaria Inmetro nº 53/2016 aprova o RTQ (Requisito Técnico de Qualidade) e os RAC (Requisito de Avaliação de Conformidade) para berços infantis.

Segundo o regulamento, o berço não pode oferecer risco de contaminação por materiais tóxicos, deve possuir baixa velocidade de propagação de chamas, não podem conter aberturas ou pontos de cisalhamento, partes pequenas que constituem o berço não podem ser removíveis, devem possuir sistemas de travamento eficazes, etc.

Sempre observe se o modelo escolhido é homologado.

Bebê dormindo em berço à noite

Lembre-se que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade.
(Fonte: Famveldman: 63589930/ 123rf.com)

Qual é um tamanho adequado para um berço portátil?

Além de apostar em um berço portátil fácil de transportar, é importante observar atentamente as dimensões depois de dobrar ou desmontar. Certifique-se de que suas medidas são adequadas para armazenamento no porta-malas do seu veículo. Esta é a dica mais valiosa que você receberá, e deve sempre considerar este aspecto.

Um sistema de montagem simples e um tamanho compacto são dois requisitos que qualquer berço portátil deve atender. Assim forma, você não só será capaz de movê-lo de um lugar para outro facilmente, mas dificilmente ocupará muito espaço.

O ideal é que ele não ocupe todo o porta-malas, de forma que também haja espaço para o resto da bagagem.

Bebê sentada na praia com brinquedos

O descanso do seu bebê é muito importante, portanto certifique-se de possuir as melhores opções disponíveis.
(Fonte: Tiplyashina: 41232520/ 123rf.com)

Por quanto tempo um berço portátil é usado?

Dependendo do modelo do berço portátil, ele pode ser usado até que o bebê atinja um determinado peso. Os berços portáteis são recomendados para recém-nascidos e, geralmente, suportam até 15 kg.

Isso significa que eles são válidos até que as crianças atinjam cerca de 3 ou 4 anos. De qualquer forma, sempre observe as indicações do modelo.

A resistência será fortemente influenciada pelos materiais de fabricação, e existem modelos mais robustos que não possuem limite de idade. Além disso, muitos pais adquirem berços de viagem pensando em usá-los mais tarde como um playground. Esta é uma ideia muito interessante para que o produto ter um segundo uso.

Qual colchão escolher para um berço portátil?

Normalmente, os berços portáteis incluem um colchão para que o descanso do bebê seja o melhor possível. No entanto, isso não significa que ele seja o ideal, portanto, suas características devem ser sempre observadas. Às vezes, eles são muito finos ou muito duros, então pode ser necessário comprar outro colchão.

Como recomendação, o ideal é que o colchão meça ao menos 120 x 60 cm, que é o tamanho padrão. Assim, os pais poderão usar as roupas de berço que já possuem. Deverão, então, considerar que o colchão atende às condições de firmeza, respirabilidade e conforto exigidas para um artigo deste tipo.

J. Mateu SanchoDoutor em medicina

“Deve-se enfatizar que estes tipos de berços não podem substituir os habituais, porque são projetados especificamente para uso temporário e não prolongado.”

Critérios de compra

Ao escolher um berço portátil para o seu bebê, você deve considerar certos aspectos. Nem todas as famílias possuem os mesmos requisitos. Assim, você deverá avaliar fatores como o tamanho, o sistema de dobramento ou montagem e os acessórios que ele inclui. Esses são, portanto, alguns dos critérios de compra mais importantes.

  • Tamanho
  • Sistema de dobragem ou montagem
  • Manejabilidade
  • Acessórios
  • Colchão

Tamanho

O tamanho é um dos principais aspectos a avaliar. Nesta linha, você deve levar em conta as dimensões do berço, quando aberto ou dobrado. O objetivo do berço de viagem é poder usá-lo onde quer que vá, por isso não é recomendado que seja muito grande. Caso contrário, ele pode não caber em um quarto de hotel pequeno, por exemplo.

De preferência, aposte nos modelos mais compactos quando dobrados. Verifique sempre se ele cabe no porta-malas do seu veículo e se sobra espaço suficiente para o resto da bagagem. Se o porta-malas do seu carro for grande, talvez isso não seja problema, mas é algo a se considerar caso você não possua muito espaço.

Sistema de dobragem ou montagem

O sistema de dobragem do berço portátil deve ser muito simples, especialmente se você for usá-lo com frequência. Geralmente, esse mecanismo geralmente é do tipo guarda-chuva, o que significa que não há necessidade de fazer manobras complicadas. Outros modelos possuem um botão, facilitando muito o processo de dobramento.

Se você optar por um berço portátil desmontável, deve saber que não precisará de ferramentas. A maior ou menor facilidade de montagem dependerá do modelo, e a única coisa que você precisará será um pouco de habilidade. Com um pouco de prática, o processo de montagem do berço portátil poderá ser feito em pouquíssimo tempo.

Manejabilidade

É importante que o berço de viagem seja fácil de manusear. O fato de ser portátil não significa necessariamente que seja leve. Por este motivo, é desejável, por exemplo, que ele possua rodas. Isso facilitará muito o translado do berço. E claro, observe se as rodas possuem freios eficientes para cumprir os regulamentos.

O manuseio também está relacionado ao peso. Os modelos mais leves pesam cerca de 8 kg. Por outro lado, se o corpo do berço é de alumínio, o peso pode chegar a 10 ou 11 kg. Atualmente, a maioria dos berços portáteis é acompanhado de uma bolsa para facilitar o transporte.

Acessórios

Além do design, os acessórios são algo que pode diferir bastante entre modelos. Um dos acessórios mais comuns para os berços de viagem é o trocador. Esses objetos são muito práticos, pois são projetados para encaixar perfeitamente no próprio berço. Desta forma, você garante uma superfície estável para trocar a roupa ou a fralda do bebê.

Outro detalhe muito útil é que o berço possua bolsos laterais para guardar os pertences do bebê. Existem também modelos que incorporam um zíper em uma extremidade para facilitar o acesso ao bebê. Finalmente, considere um modelo que inclua brinquedos ou móbiles para manter o bebê entretido.

Bebê dormindo abraçado a urso de pelúcia

Sempre leve em conta o conforto ao tomar sua decisão.
(Fonte: Kuzmina: 18571565/ 123rf.com)

Colchão

Finalmente, é essencial observar se o modelo possui um colchão confortável. Em geral, berços portáteis incluem um colchão, mas isso não significa que este ele seja da boa qualidade.

Normalmente, os colchões são finos demais para garantir o conforto do bebê, sendo fabricados para serem utilizados em momentos específicos, e não para o sono noturno.

O colchão deve ser respirável, confortável e com um grau adequado de firmeza. Por este motivo, é necessário certificar-se de que o colchão do berço portátil atenda a estes requisitos. No entanto, é comum que muitos pais adquiram para seu filho um colchão melhor e mais confortável do que o que vem incluído.

Resumo

Os berços de viagem são os aliados perfeitos para o bebê continuar dormindo confortavelmente mesmo quando estiver fora de casa. Eles não substituem os berços do dia a dia, mas isso não significa que eles sejam menos confortáveis. Pelo contrário, o conforto é garantido, bem como a facilidade de manuseio e portabilidade.

Dependendo do modelo, esses itens podem funcionar até as crianças fazerem 3 ou 4 anos de idade. Como ele acompanhará o bebê nestes primeiros anos de vida, é essencial que seja realizada uma boa compra. É importante pesar vários fatores e levar em consideração as suas próprias necessidades para escolher o modelo ideal.

Se você gostou do nosso Guia de Compras para berços portáteis, por favor não deixe de compartilhá-lo.

(Fonte da imagem em destaque: Famveldman: 654638906/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 4,07 de 5
Loading...